Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Teatro Sesi Pato Branco promove 1º Tom de Prosa

Com o objetivo de aproximar alunos, indústria e comunidade ao mundo dos livros, palavras, versos, imaginação e sonhos, o Teatro Sesi Pato Branco promove, de 17 a 20 de abril, o 1º Tom de Prosa, com atividades gratuitas voltadas para a literatura, além de bate-papos e contação de histórias.

A programação especial é uma homenagem ao Dia de Monteiro Lobato e Dia Nacional do Livro Infantil, ambos comemorados em 18 de abril. A iniciativa é do Sesi Cultura Paraná e conta com a participação da escritora Eliane Gauze e a parceria do Curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal de Pato Branco.

"Para que a semana fique ainda melhor, nosso público poderá prestigiar a exposição Criaturas Fantásticas do Folclore Brasileiro, desenvolvida a partir da diferente visão de três artistas patobranquenses sobre o universo do folclore. Além disso, entre as atrações, há o espetáculo teatral "Foi Coisa de Saci", e a participação da escritora e contadora de histórias Cléo Busato" conta Mauricio Mezzomo Dias, analista técnico do Teatro Sesi Pato Branco.

1º TOM DE PROSA:

• 17 de abril - às 20h

Abertura com prosa sobre Monteiro Lobato e Literatura Infantil

Na abertura da noite, haverá a apresentação do Aplicativo Minha Leitura com versão para alunos e professores. Trata-se de uma inovação que promete ajudar o usuário a controlar o horário de sua leitura e adicionar notificações. Em seguida, uma prosa abordará a importância de Monteiro Lobato na literatura infantil com a professora e mestre em educação, Rosangela Marquezi. E, para finalizar a noite, uma bate-papo sobre a literatura infantil em Pato Branco com Eliane Somacal Marcondes Gauze, mediado pelo jornalista Nelson Jr.

Data: 17/04
Horário: 20h (duração: 90 min)
Classificação: livre
Valor: gratuito (contribuição voluntária de 1kg de alimento não perecível)
Local: Teatro Sesi Pato Branco
Endereço: Rua Xingu, 833 - Amadori
Observação: sujeito a lotação

• 18 de abril - às 20h

Oficina de Leitura de história em quadrinhos em língua inglesa

Oficina com a professora Cláudia Marchese Winfield e seus alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, oferece aos participantes dicas e informações para leitura de história em quadrinhos em língua inglesa.

Data: 18/04
Horário: 20h (duração: 90 min)
Classificação: 16 anos
Vagas: 20 (inscrições: ou (46) 3220-5524)
Valor: gratuito (contribuição voluntária de 1kg de alimento não perecível)
Local: Teatro Sesi Pato Branco
Endereço: Rua Xingu, 833 - Amadori
Observação: sujeito a lotação

• 19 de abril - às 20h

Prosa com a escritora Cléo Busatto

Cléo Busatto publicou seu primeiro livro em 2001, o Dorminhoco. Foi quando pegou gosto e não parou mais. Com mais de 20 obras editadas, entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e multimídias, vendeu em torno de 190 mil exemplares. Eles fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o da Feira do Livro Infantil de Bolonha - Itália. Em 2016, A Fofa Do Terceiro Andar foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria juvenil. Cléo já contou histórias para mais de 100 mil pessoas, no Brasil e exterior. Produziu e narrou histórias no meio digital, resultado de uma pesquisa que originou quatro CD-ROMs e foi tema de sua dissertação de mestrado, na UFSC. Participou da formação de mais de 50 mil pessoas, em oficinas e palestras, com os temas: oralidade, leitura e literatura. É Mestre em Teoria Literária, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, e pesquisadora transdisciplinar formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar - CETRANS | SP.

Data: 19/04
Horário: 20h (duração: 90 min)
Classificação: 12 anos

Valor: gratuito
Local: Teatro Sesi Pato Branco
Endereço: Rua Xingu, 833 - Amadori
Observação: sujeito a lotação

• 20 de abril - às 19h

Espetáculo "Foi Coisa de Saci"

"SACI é coisa que gente da cidade nega, diz que não tem, mas tem! Acontece que ele é filho do mistério, filho do vento que assobia, filho das sombras que formam figuras lá no fundo da floresta, filho do medo e da assombração. Numa casa de caboclo, quando alguma coisa estranha acontece, as pessoas dizem que foi coisa de saci".

O espetáculo faz um passeio pelas narrativas orais populares do Brasil, incluindo a história de um dos principais personagens do folclore brasileiro - o Saci. A concepção e narração é de Josiane Geroldi, com adaptação e reconto da obra Um Saci no meu quintal, de Monica Stahel, e relatos da obra Saci-Pererê, resultado de um Inquérito de Monteiro Lobato.

Data: 20/04
Horário: 19h (duração: 40 min)
Classificação: livre
Valor: gratuito
Local: Teatro Sesi Pato Branco
Endereço: Rua Xingu, 833 - Amadori
Observação: sujeito a lotação

• Até 31 de maio - Exposição Criaturas Fantásticas do Folclore Brasileiro

Os três artistas, Antonio Henrique Pereira, João Carlos Candido e Emanuel Padia, atuam há mais de 10 anos na área artística, não apenas com desenho e pintura, mas com diversas formas de expressão. Já realizaram diversos trabalhos e exposições, bem como aulas de pintura ou desenho. Os artistas estarão presentes explicando tecnicamente o desenvolvimento da gravura, bem como suas inspirações. As obras expostas são: Saci Pere, Naipi e Tarobá, Curupira, Boitatá, Negrinho do Pastoreio, Yara, Mula sem cabeça e Cuca.

Data: até 31/05
Horário: 13h às 17h e das 18h às 22h
Valor: gratuito
Local: Teatro Sesi Pato Branco
Endereço: Rua Xingu, 833 - Amadori
Observação: possibilidade de agendamento de visitas em grupo

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados