Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Sebrae/PR estreia metodologia para startups durante a Feira Inventum, em Pato Branco

O Sebrae Space, ambiente que está sendo preparado pelo Sebrae/PR para a III Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco - Inventum 2017 terá entre as atividades o Bootcamp - Empreendedorismo em Ação. O workshop, que terá quatro módulos, é destinado a pessoas que já possuem empresa ou querem tirar uma ideia de negócio do papel. A participação é gratuita e as vagas, limitadas a 20 por módulo. As informações estão disponíveis na internet (inventum.org.br/speaker/espaco-sebrae). As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas no Sebrae Space durante a feira.

O diretor de Administração e Finanças e do Sebrae/PR, José Gava Neto, relata que, de início, a metodologia foi usada internamente, com a equipe. E explica os motivos pela escolha de Pato Branco para o início da aplicação.

"Aproveitamos a realização da Campus Weekend, um dos maiores eventos do país que se relaciona com startups, inovação e empreendedorismo. O Bootcamp é uma transposição do formato militar, do campo básico de instrução, para o meio do empreendedorismo", observa.

Gava salienta que o diferencial da ferramenta é aprender fazendo. "É uma imersão no campo de conhecimento, o mais próximo possível da experiência prática. O Sebrae/PR está sempre testando novos serviços e produtos para os clientes. É mais uma novidade e que temos certeza de que será bem recebida pelos empreendedores", afirma o diretor.

João Luis de Moura, consultor da Unidade de Gestão e Inovação de Produtos (Ugip) do Sebrae/PR, destaca que os participantes serão desafiados a estruturar um modelo de negócios de forma rápida, usando novas ferramentas e técnicas para criar projetos e negócios de sucesso.

Para participar dos workshops não é necessário nenhum pré-requisito. "O ideal é que sejam pessoas que já possuem uma ideia de negócio e queiram empreender", explica.

Programação no Sebrae Space
Dia 15/10 - 14h às 17h
Cliente e Mercado - Ensina a como adotar a perspectiva do cliente por meio da empa­tia e de técnicas de entrevista, observação, segmentação e cons­trução de personas.

Dia 16/10 - 14h às 17h
Problema e Solução - Introduz o conceito de "job to be done" para mapear oportunidades do mercado e ensina como validar problemas com clientes reais para atuar na busca de soluções.

Dia 17/10 - 14h às 17h
Prototipagem e MVP - Apresenta as diversas formas de construir experimentos para produtos e serviço e o conceito de MVP (Mínimo Produto Viável) como estratégia para materializar ideias e obter feedback do cliente.

Dia 18/10 - 14h às 17h
Canais, Vendas e Modelos Financeiros - Aborda ferramentas para selecionar e priorizar os principais canais de distribuição e comunicação (físicos e digitais), estratégias de vendas e como mapear a estrutura de custos e fluxo de receitas do negócio.

Banner


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados