Foi lançado na tarde desta quinta-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal de Pato Branco, o projeto Meninas de Futuro, uma iniciativa da Procuradoria da Mulher que visa desenvolver o potencial pessoal, social e profissional de meninas entre 15 e 18 anos do Colégio Estadual de Pato Branco – Premen. A vereadora e Procuradora da Mulher na Casa, Anne Gomes, responsável pela realização do projeto destacou a importância de criar espaços que fortaleçam a autoestima e a confiança das jovens. “Queremos que essas meninas se vejam como protagonistas de suas próprias histórias, preparadas para enfrentar os desafios da vida adulta com consciência, autonomia e coragem”, afirmou Anne.
O projeto terá cinco encontros, com encerramento previsto para dezembro. As oficinas abordarão temas como identidade, comunicação, liderança, carreira, redes sociais, prevenção à violência e cidadania ativa. As próximas duas etapas ocorrerão no Colégio Estadual de Pato Branco, em formato de circuito temático, e as outras duas serão realizadas na Câmara. Na abertura, o presidente da Câmara Municipal ressaltou o papel do legislativo na promoção de políticas públicas voltadas à juventude e à equidade de gênero. “Essa é uma iniciativa que ultrapassa os muros da escola e da Câmara. É sobre investir no futuro da nossa cidade, começando por quem vai construí-lo: nossas jovens”, destacou o presidente, Lindomar Brandão.
Durante o evento, as jovens foram incentivadas a expressar seus sonhos para a cidade, participaram da eleição simbólica de vereadoras jovens e assistiram à palestra da Dra. Caroline Duarte sobre “Saúde, corpo e autocuidado”. Após a eleição, as jovens “tomaram posse” de cada cadeira e fizeram a eleição da Mesa Diretiva. A estudante Priscila Oliveira, eleita a presidente pelas demais, explicou que, ao saber do Meninas de Futuro, achou a proposta interessante e se inscreveu. “Em um primeiro momento quis participar para saber mais sobre a saúde da mulher, mas foi muito mais do que imaginei. Achei bem legal e interessante termos essa experiência da votação e esse contato com a política”, avaliou ela.
O projeto conta com o apoio de profissionais da saúde, empresárias, comunicadores, delegada da Mulher e representantes de entidades locais, como os Rotary Clubs e o Núcleo da Mulher Empresária. A expectativa é de que ao final das atividades as participantes estejam mais preparadas para a vida adulta, com mais confiança, conhecimento e conexão com a comunidade.
Mais
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.664 vagas emprego com carteira assinada
Finais do futsal dos 40º Jogos dos Trabalhadores empolgam torcida na Arena Cláudio Petrycoski
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.927 vagas de emprego com carteira assinada