Aproximadamente 5,4 mil servidores, entre professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério (QPM) da rede estadual de ensino do Paraná, iniciarão o ano de 2026 com progressão na carreira. A concessão do benefício pelo Governo do Estado foi publicada em nesta quinta-feira (18). A medida representa um investimento de R$ 22,9 milhões do Estado na valorização dos profissionais da educação. Em razão do fechamento das folhas de pagamento de dezembro, a efetivação da medida ocorrerá a partir do mês de janeiro de 2026. A mudança passa a valer a partir da data de protocolo da progressão. Dessa forma, o pagamento realizado ao final de janeiro incluirá o reajuste proporcional referente ao período de 18 a 31 de dezembro, além do valor integral correspondente ao mês de janeiro.
A concessão atende a uma demanda antiga da categoria, integrando o conjunto de ações da Seed-PR em prol da valorização dos profissionais da rede estadual de ensino.] “Essa progressão é o reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos professores da rede estadual. Valorizar a carreira do magistério é investir diretamente na qualidade da educação pública do Paraná. É um compromisso do governo garantir direitos, dar previsibilidade e respeitar a trajetória dos nossos servidores”, afirma o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.
“Essa é mais uma conquista importante para os nossos professores. Reconhecer e valorizar o trabalho de quem dedica sua vida à educação é uma das maiores prioridades do Governo do Estado e contribuem diretamente para a qualidade do ensino e para o fortalecimento da nossa rede estadual”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.
PROGRESSÃO DE CARREIRA – A progressão na carreira é a passagem de uma classe para outra dentro de um mesmo nível da carreira, correspondente à titulação ou formação acadêmica do docente, e é obtida por meio da combinação de critérios específicos, como avaliação de desempenho e participação em atividades de formação ou qualificação profissional. Essas atividades podem estar relacionadas à Educação Básica, áreas de concurso ou de atuação, e outras áreas da educação, como Diversidade, Direitos Humanos, Tecnologia Educacional, Educação Especial, Meio Ambiente, Gestão Escolar, além de temas ligados à gestão pública e políticas públicas.
NOVA NOMEAÇÃO – Também nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) anunciou a nomeação de mais 224 professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino. A convocação integra o conjunto de medidas do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento do quadro efetivo do magistério e à ampliação da estabilidade nas escolas estaduais, com atuação prevista a partir do início do ano letivo de 2026. As informações serão atualizadas no site do IBFC, responsável pelo certame.
O novo chamamento se soma a outras ações de valorização dos profissionais da educação adotadas pelo Estado. Somente em 2025, 2.304 novos professores e pedagogos foram nomeados para atuar na rede estadual, além da oferta de cerca de 2 mil vagas de dobra de padrão para ampliação da carga horária. O magistério estadual também recebeu reajuste médio de 8,3%, com variação de 4,4% a 11,31%, e aproximadamente 5 mil professores foram reconhecidos por meio do programa Professor Diamante.

Mais
Milho chega ao fim do ano como principal aposta do produtor paranaense, aponta Deral
Com recorde de investimentos, governador sanciona Orçamento de R$ 81,6 bilhões para 2026
Governador lança obras de ampliação e restauração das PR-180 e PR-281 no Sudoeste