Cursos da UFFS atingem nota 5 no Enade

Medicina Veterinária do Campus Realeza, Enfermagem do Campus Chapecó e Medicina do Campus Passo Fundo destacam-se entre as federais do país

Três cursos da UFFS atingiram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, que teve os resultados divulgados na última sexta-feira, dia 11, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cursos de Medicina Veterinária do Campus Realeza, Enfermagem do Campus Chapecó e Medicina do Campus Passo Fundo registraram nota 5 no Exame, que avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. Na comparação com as demais instituições públicas federais de ensino, entre os cursos de Medicina Veterinária, o da UFFS – Campus Realeza ficou com a terceira melhor nota do país. A primeira colocação ficou com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a segunda com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Se considerada apenas a região sul, o curso do Campus Realeza ficou com a segunda colocação entre as federais.

A nota do Enade é um importante indicador de qualidade da educação superior, conforme destacou o diretor do Campus Realeza, professor Marcos Antônio Beal, falando sobre a importância do trabalho coletivo e institucional para alcançar a excelência. “Este não é um resultado isolado ou pontual, uma vez que, desde os primeiros processos de avaliação, estes e os demais cursos do Campus têm mantido conceitos de excelência nos processos de avaliação do INEP. Estou extremamente orgulhoso da conquista dos nossos cursos no Enade 2023. Trata-se de algo muito significativo, pois estamos localizados em um campus de interior, em uma região de fronteira, que enfrenta muitas dificuldades para garantir a qualidade em seus cursos”, destacou.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Adalgiza Pinto Neto, o resultado reflete o comprometimento dos estudantes, e o impacto da universidade pública na formação de profissionais éticos, competentes e transformadores. “A avaliação é parte do trabalho coletivo, que se estende desde o desempenho dos estudantes, da qualificação do corpo docente e da adequação da infraestrutura do curso. No cotidiano, resultados assim refletem diretamente sobre nossos alunos e nossos egressos, que alcançam colocações importantes em estágios e no mercado de trabalho, sendo que 92% das médicas e médicos veterinários formados no Campus Realeza-UFFS, trabalham nas diferentes áreas da medicina veterinária, escolhidas ainda durante a graduação”, apontou.

Outro destaque do Campus Realeza foi o curso de Nutrição que obteve nota 4 no Enade, o que também aponta um grau elevado de qualidade. De acordo com a coordenadora do curso, professora Flávia Ramos, o resultado expressa a forte atuação regional e impulsionam o propósito de desenvolvimento do curso.

O curso de Medicina da UFFS – Campus Passo Fundo ficou com a segunda melhor nota do país, atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O Campus Passo Fundo tem, portanto, a melhor nota entre os cursos de Medicina das federais do Rio Grande do Sul e também de toda a região sul. Já o curso de Enfermagem da UFFS – Campus Chapecó ficou na 13ª colocação no Brasil entre as instituições federais de ensino. Com a nota atingida, o curso conquistou a primeira posição entre as federais no estado de Santa Catarina e a segunda na região sul. A primeira colocada na região sul foi a Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Demais cursos

Entre os demais cursos da UFFS avaliados pelo Enade 2023, Engenharia Ambiental e Sanitária e Arquitetura e Urbanismo, do Campus Erechim, atingiram nota 4, assim como o curso de Agronomia do Campus Laranjeiras do Sul e o curso de Nutrição do Campus Realeza. Na página do Inep está disponível a consulta dos resultados do Enade 2023: link para a página.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube