ermina no dia 31 de julho o prazo para a adesão dos municípios ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está estimulando as prefeituras paranaenses a aderir a esta iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de ampliar as matrículas na área da educação de jovens e adultos (EJA), com qualidade na oferta.
Até o final da semana passada cerca de 2.300, dos 5.568 municípios brasileiros, haviam formalizado a adesão ao pacto que, entre as metas, prevê a ampliação de 3,3 milhões de matrículas na educação de jovens e adultos (EJA), além da redução do número de pessoas não alfabetizadas em um período de quatro anos.
A previsão é de que até 2027 sejam investidos mais de R$ 11 bilhões com alfabetização integrada à Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O pacto foi desenhado com a participação de representantes de estados e municípios, movimentos sociais e entidades científicas, de forma colaborativa. É com esta perspectiva que o Ministério da Educação convida a todos para a qualificação e a transformação da alfabetização e da educação de jovens e adultos no país.
O Pacto pela Superação do Analfabetismo estimula a ação intersetorial, articulando diferentes atores – estatal, setor produtivo e entidades do terceiro setor – com vistas a fortalecer a política de EJA, tanto na perspectiva de lidar com os altos índices de analfabetismo com os quais o país convive, quanto na elevação da escolaridade das pessoas com 15 anos ou mais.
Mais
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.138 vagas de emprego com carteira assinada
Saúde alerta para risco de doenças com baixa adesão às vacinas em Pato Branco
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.664 vagas emprego com carteira assinada