Entre as atrações da Inventum 2024, há um espaço dedicado exclusivamente a pessoas com deficiência/neurodivergentes, com o objetivo de estimular a autorregulação dessas crianças. A sala, idealizado pela Ong Instituto Ação Voluntária e executada por meio de parceria com o Rotary Club Pato Branco Araucária, conta com diversas estações que oferecem relaxamento, experiências sensoriais e regulação.
Entre os espaços, a estação de leitura conta com poltrona de relaxamento e diversas opções de literatura infantojuvenil. Na estação do silêncio, as crianças e familiares têm a oportunidade de experienciar seleções de sons de ruído branco e em frequências específicas por meio dos fones de ouvido. “Buscamos oportunizar à comunidade atípica espaços de manejo de controle emocional. Cada pessoa com deficiência tem uma forma de se autoregular e modular as emoções, por isso idealizamos um espaço com várias opções para regulação cognitiva, regulação comportamental e emocional”, explica a coordenadora de eventos do Instituto Ação Voluntária, Fabiana Leite Werner Bellei.
Já na estação sensorial, é possível o contato com diversas texturas, estimulando os sentidos. Ainda, a sala conta com estação criativa para desenhos e brincadeiras, piscina de bolinhas e escorregador.
Mais
PCPR prende suspeito de tripla tentativa de homicídio em Saudade do Iguaçu
Paraná concentra 5 das 10 cidades mais desenvolvidas do Brasil, aponta estudo da Firjan
Vozes da Comunidade: A Realidade e os Desafios da Escola Municipal de Udir Cantu