Por mais uma semana a cidade de Pato Branco apresentou quedas nas notificações e no número de positivados pela Covid-19. Os dados dos últimos 15 dias, entre 04 a 18 de abril, foram apresentados na manhã desta quinta-feira (22), em reunião ordinária do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
Nesse período, 392 pato-branquenses positivaram com a doença. Somente nos últimos sete dias, 11 a 18 de abril, o município apresentou a média móvel de 24,6 positivos e de 110,9 notificações, busca por atendimento com sintomas gripais. A taxa de transmissão do vírus, o quanto da doença se espalhou, fechou em 0,17.
“Uma queda significativa”, salientou a secretária de Saúde, Liliam Brandalise. Já o diretor de Vigilância de Saúde, Rodrigo Bertol, frisou que mesmo com a queda nos índices, ainda é um sinal de alerta. “Os cuidados devem permanecer”.
Outro dado apresentado foi onde que ocorreu o contágio. O índice maior ficou com “contato com confirmado”, totalizando 69,2% dos casos. 26,9% foram em contato com suspeito e 3,8% com histórico de viagem.
“A grande preocupação nossa é que o inverno está chegando e a situação ainda não é tranquila. Pedimos para todos ter consciência, pois se não tivermos, não adianta ter medidas restritivas. Devemos continuar seguindo das regras sanitárias e gradualmente flexibilizar”, destacou o prefeito, Robson Cantu.
Mais
Meio Ambiente de Pato Branco suspende retirada de araucária no centro da cidade
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.577 vagas de emprego com carteira assinada
Saúde alerta para risco de doenças com baixa adesão às vacinas em Pato Branco