No último final de semana, policiais do 21º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma grande quantidade de vinho argentino sem o desembaraço aduaneiro. A maior apreensão aconteceu à meia-noite de sexta para sábado, dia 21, quando as equipes de Marmeleiro e Renascença abordaram um caminhão em um posto de combustíveis. Na fiscalização da carroceria, foram encontradas aproximadamente 700 caixas de vinhos oriundos da Argentina. A equipe procedeu a apreensão da carga e do veículo, que somaram aproximadamente R$ 500 mil.
Na manhã de sábado, a segunda apreensão ocorreu em Flor da Serra do Sul. Em patrulhamento de rotina, a equipe visualizou um veículo GM/ Monza, placas de Telêmaco Borba, o condutor acelerou o veículo ao avistar a viatura. Foi iniciado o procedimento de abordagem policial, a qual não foi acatada pelo condutor, que passou a realizar manobras perigosas sobre a pista, colocando em risco os demais transeuntes. Realizado o acompanhamento por cerca de 10 km, quando o condutor perdeu controle da direção do veículo e colidiu contra uma cerca.
Neste momento, os policiais constataram que o motorista era um adolescente, de 16 anos, que conduzia o veículo carregado com aproximadamente 30 caixas de vinho, oriundos da Argentina. Diante dos fatos, o menor foi apreendido e responderá pelos crimes de descaminho, direção perigosa e danos.
E, a terceira apreensão, aconteceu no início da tarde de sábado em Barracão, quando policiais abordaram um galpão localizado na divisa com a Argentina, utilizado para contrabando e descaminho de mercadorias. No interior do galpão havia um veículo carregado com vinhos e três homens, um deles brasileiro e dois argentinos, que foram presos. Ao todo 49 caixas, com 219 garrafas de vinho de várias marcas foram apreendidas e, ainda, $18.000 pesos argentinos. O brasileiro foi encaminhado para a Receita Federal e os argentinos foram para a Polícia Federal. Todos os veículos e as cargas foram entregues à Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Mais
PCPR prende cinco pessoas em operação contra crimes violentos em Clevelândia
PCPR prende suspeito de tripla tentativa de homicídio em Saudade do Iguaçu
Paraná concentra 5 das 10 cidades mais desenvolvidas do Brasil, aponta estudo da Firjan