O 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), sediado em Pato Branco, comemora neste sábado (18) seus 68 anos de criação. Conhecida como “Sentinelas do Sudoeste”, a unidade é uma das mais antigas da Polícia Militar do Paraná e possui uma história diretamente ligada à formação e ao desenvolvimento da região. A origem do batalhão remonta à Revolta dos Posseiros, em 1957, quando o governo estadual mobilizou tropas para conter os conflitos agrários e preservar a ordem pública no Sudoeste paranaense. No ano seguinte, em 18 de julho de 1958, o Decreto Estadual nº 3.277 oficializou a criação da unidade, garantindo a permanência do efetivo policial na região.
Ao longo de quase sete décadas, o 3º BPM passou por sucessivas reestruturações para acompanhar o crescimento populacional e a expansão dos municípios atendidos. Inicialmente responsável por uma extensa área entre União da Vitória e Foz do Iguaçu, o batalhão teve sua área de atuação redefinida em 1977, 2010 e, mais recentemente, em 2022. Atualmente, a unidade é responsável pelo policiamento ostensivo de 11 municípios, atendendo cerca de 205 mil habitantes. O batalhão é composto pela 1ª Companhia, em Pato Branco, e pela 2ª Companhia, em Coronel Vivida.
Além da tradição, o 3º BPM destaca-se pelos investimentos em tecnologia e infraestrutura. A Central de Operações abriga o maior sistema interligado de videomonitoramento da Polícia Militar do Paraná, com 245 câmeras equipadas com reconhecimento facial e leitura automática de placas. O sistema está em expansão e deverá alcançar 730 câmeras em Pato Branco, com previsão de chegar a 870 equipamentos, além da integração do monitoramento dos demais municípios da área de atuação.

Mais
PM apreende drogas, eletrônicos e mercadorias de descaminho na PR-562; prejuízo ao crime é estimado em R$ 150 mil
Prefeitura de Pato Branco realiza entrevistas domiciliares para inclusão e atualização do Cadastro Único
Trotes sobre violência doméstica e estupro mobilizam PM; três adolescentes são encaminhadas à delegacia