Entidades de classe do Sudoeste são premiadas pela qualidade

Programa do Crea-PR tem como objetivos a excelência em gestão e desempenho; AEA-PB teve o melhor desempenho entre as associações de porte médio do Estado

Entidades de classe paranaenses que participaram do 13º Ciclo do Prêmio Crea-PR de Qualidade (PCQ) foram premiadas na sexta-feira (13), no encerramento da 1ª SEPEAG-DIGITAL (Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências). A primeira edição do evento foi totalmente on-line e transmitida pelas plataformas do Crea-PR no Youtube e Facebook. No ciclo, de 1º de outubro de 2019 até 30 de setembro deste ano, as entidades foram avaliadas por uma equipe de auditores, em 11 critérios: Sistema de Gestão; Atuação Junto ao Sistema Confea/Crea; Qualificação Profissional; Ambiente Associativo; Ética Profissional; Políticas Públicas; Comunicação; Liderança; Responsabilidade Administrativa; Sustentabilidade; e Cidadania.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB) conquistou um dos principais prêmios, o de melhor entidade de classe de porte médio do Estado, e também de destaque na Atuação junto ao Sistema Confea/Crea. A Associação de Engenheiros Florestais do Sudoeste e Oeste do Paraná (Aefos) foi destaque na categoria Liderança e a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (Area-PB) foi destaque regional.

Diogo Colella, gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR, explica que a participação das entidades no PCQ é opcional e que o Sudoeste teve outras duas participantes: a Associação dos Engenheiros de Palmas (AEP) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste (Sudenge). “O resultado do PCQ leva em conta a pontuação em 11critérios. O objetivo é que as entidades tenham a rotina de análise de seus sistemas de gestão e de sustentabilidade para que possam garantir a promoção do associativismo e estrutura sólida de representatividade junto a sociedade e ao Crea”, resume Diogo Colella.

A AEA-PB participa pelo terceiro ano consecutivo do programa de qualidade. Edson Roberto Silveira, presidente da associação, observa que a premiação do PCQ é o reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados. “É um programa para qualidade, que avalia uma série de fatores, como trabalhos efetuados, parcerias, documentação, relacionamento com associados, ética e capacitação, entre outros. São chaves para a gestão profissional e com sustentabilidade econômica”, observa o Engenheiro Agrônomo Edson Silveira.

A Aefos destacou-se no critério Liderança. A presidente da associação, Suzamara Biz, salienta que o PCQ gera uma cadeia de benefícios ao sistema, às entidades e aos profissionais. “À medida que premia as entidades que se destacam, nos diversos critérios, o programa incentiva ainda mais o trabalho em benefício dos associados, que tendem a se tornar mais participativos e atuantes como profissionais, na entidade e no Crea”, analisa a Engenheira Florestal. Suzamara complementa que a meta é manter a participação da Aefos nas próximas edições do PCQ, como “forma de nortear o trabalho da entidade na defesa dos bons profissionais e do exercício ético da profissão.”

Sergio Luiz Masutti, Engenheiro Eletricista, presidente da Area-PB, destaca a ação do Crea-PR e agradece o reconhecimento. “É um orgulho ser destaque regional, mesmo em um ano difícil no mundo inteiro, com muitos obstáculos impostos pela pandemia, ainda mais para as entidades de classe. A auditoria virtual foi extremamente complexa quanto a retratar a realidade da associação”, frisa Masutti.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube