Mais de 1.100 professores da rede pública de ensino participaram nesta terça-feira, 23, em Pato Branco, do encontro regional do Programa A União Faz a Vida (PUFV). O evento foi promovido em conjunto pela Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP, Sicredi Fronteira PR/SC/SP e Sicredi Grandes Lagos PR/SC. Este ano, o evento fez uma menção especial ao Rio Grande do Sul com a apresentação de danças típicas gauchescas. A União Faz a Vida é uma iniciativa do Sistema Sicredi para o desenvolvimento da educação que propõe metodologias de ensino voltadas para a cidadania e o cooperativismo. Realizado há 29 anos, o Programa já atingiu mais de 4,2 milhões de crianças e adolescentes, 200 mil educadores e 4 mil escolas, presente em 15 estados brasileiros.
A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Alyne Lemes, pontua que o Programa traz em sua essência a importância das crianças e adolescentes no processo de ensino-aprendizagem. “Entendemos que eles precisam ser protagonistas, sempre através de dois princípios fundamentais para nós: a cidadania e a cooperação. Acreditamos que vivenciar esses princípios desde a infância é o caminho para termos jovens e adultos, bem como uma sociedade mais justa, solidária e cooperativa”, afirma Alyne.
Somente na Central Sicredi PR/SP/RJ o programa já impactou mais de 400 mil estudantes, através de 14 mil educadores, com a participação de 1,5 mil escolas em 8 mil projetos. De acordo com o assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Parque, Neri Fabbris, um dos principais objetivos do encontro é a troca de experiências e o acesso a novos conhecimentos por parte dos docentes.
“Com a presença da Emilia Cipriano hoje, doutora em Educação, queremos trazer informações sobre o que de mais novo existe dentro do processo de educação. É uma forma de atualizarmos os nossos professores e fazermos esse link entre o Programa e as normas da Base Nacional Comum Curricular, que traz tudo aquilo que a grade curricular exige, além da importância do papel de cada um, professor, gestor e a coordenação, dentro do programa”, explica Neri.
A palestrante Emilia Cipriano, doutora em educação, pontua que A União Faz a Vida vem se consolidando como uma iniciativa transformadora. “Precisamos debater a integração do professor, aluno e comunidade enquanto protagonistas para a materialização dessa metodologia. Não há implantação dessa proposta se não tiver interação e, o professor, dar vida na sala de aula a tudo isso. O PUFV é a construção de uma sociedade com mais respeito, dignidade, cooperação e, principalmente, com respeito a diversidade e pluralidade”, conclui Emilia.
Mais
PCPR e PMPR prendem quatro pessoas em operação integrada em Santo Antônio do Sudoeste
Governo anuncia convocação de mais 1.178 professores aprovados em concurso
Salto recebe Honório Serpa pela Taça Sudoeste de Futebol