Artigo científico de professores da Unochapecó e UTFPR, Câmpus Pato Branco, é premiado no XXVII Congresso Brasileiro de Custos 2020

O artigo intitulado “Análise de viabilidade econômica da implantação da robotização da ordenha em uma propriedade rural familiar”, desenvolvido pelos pesquisadores Francieli Pacassa, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCCA), Antonio Zanin (Unochapecó/PPGCCA), Leonir Vilani, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS), e José Donizetti de Lima, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professor do Departamento de Matemática (DAMAT), e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS), do Câmpus Pato Branco, foi premiado no XXVII Congresso Brasileiro de Custos (CBC, 2020) – Prêmio Professor Masayuki Nakagawa.

Segundo a Associação Brasileira de Custos (2020), “O Congresso Brasileiro de Custos (CBC) é o principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil. Além disso, é o principal divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, com empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da Gestão Estratégica de Custos”.

O Prêmio Professor Masayuki Nakagawa é concedido pela Associação Brasileira de Custos (ABC) aos melhores trabalhos científicos aprovados e apresentados no Congresso Brasileiro de Custos (CBC). O objetivo é estimular as pesquisas científicas na área de gestão de custos.

A avaliação dos trabalhos ocorreu em duas etapas: primeiro, ocorreu a avaliação (eliminatória e classificatória) do trabalho escrito e, na segunda etapa, a avaliação (eliminatória e classificatória) da apresentação. O trabalho apresentado foi laureado com o segundo lugar no referido prêmio.

O artigo aborda a avaliação da implantação do sistema robotizado de ordenha da atividade leiteira em uma propriedade rural familiar localizada no Oeste Catarinense. A pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, coletou dados documentais e entrevistas semiestruturadas aos gestores da propriedade. Segundo apontamento dos pesquisadores, observou-se que, “apesar do alto investimento, a ordenha robotizada apresenta diversos benefícios, os quais estão atrelados a melhora na qualidade de vida, redução nos custos com mão de obra e aumento da produtividade. A partir dos resultados, verifica-se que o investimento é economicamente viável”.

Para o professor Donizetti, “o estudo destaca a importância de uma análise de viabilidade econômica de forma adequada, isto é, incorporando na avaliação as especificidades do projeto. Nesse artigo, foi utilizado uma abordagem estocástica com a aplicação da simulação de Monte Carlo”.

Os resultados foram produzidos com suporte da ferramenta computacional de acesso livre Sistema de Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento ($AVEPIÒ), a qual está disponível em: http://pb.utfpr.edu.br/savepi/index.php. Esse aplicativo web foi desenvolvido por pesquisadores do PPGEPS e está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube