Fiscais do Crea-PR trabalham usando máscara, face shield, luvas e álcool em gel

Crea-PR retoma ritmo de fiscalizações sem descuidar de medidas de segurança

Fiscais vão a campo, com todos os cuidados em relação à pandemia de Covid-19, garantindo a presença profissional em obras e serviços fiscalizados

A quarentena e o isolamento social provocados pela Covid-19 não impediram que o trabalho do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) continuasse sendo executado. Os atendimentos estão sendo realizados de forma on-line em todos os serviços e, nos casos em que há necessidade de atendimento presencial, o agendamento é feito pelo site do Conselho na internet. A fiscalização, atividade-fim do Conselho, também passou por ajustes, mas não parou. Até maio, as atividades foram realizadas de forma remota. Depois, os fiscais passaram a trabalhar com escalas.

Na Regional Pato Branco do Crea-PR, o atendimento às denúncias foi o primeiro serviço de campo retomado após a fase de trabalho remoto.  Gilmar Ritter, facilitador da Fiscalização da Regional Pato Branco, explica que foi adotada a estratégia de aproveitar a logística para atender a outras áreas de fiscalização. “Procuramos aliar as verificações de denúncias com as fiscalizações em obras de Engenharia Civil, de forma a otimizar as tarefas, procurando não expor os fiscais a riscos desnecessários”, frisa Gilmar.

Em trabalho desenvolvido simultaneamente com as ações em campo, as fiscalizações em postos de combustíveis, condomínios, cooperativas agrícolas, empresas e indústrias que necessitam de obras e/ou utilizam serviços de profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências têm sido executadas por meio da verificação de contratos ou notas fiscais e outras documentações.

“As fiscalizações em hospitais e clínicas não foram paralisadas durante a pandemia. A equipe continuou acompanhando os contratos de prestação de serviços de Engenharia com terceiros, como a manutenção de equipamentos no setor odonto-médico-hospitalar”, completa Gilmar Ritter.

Os processos licitatórios em órgãos públicos que envolvem a contratação de obras ou serviços de Engenharia também estão sendo acompanhados pela fiscalização do Crea-PR. As fiscalizações na área agrícola devem ser retomadas na safra de verão, que ainda não teve início em função da estiagem na região.

Segurança: Quando da fiscalização presencial, os fiscais seguem um protocolo elaborado pelo Departamento de Fiscalização (Defis) do Crea-PR. A regra é preservar a saúde da equipe e também das pessoas que são visitadas pelos fiscais. Entre os cuidados, estão o uso de máscaras, face shield, luvas, álcool gel e distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro entre as pessoas.

“O fiscalizado não assina mais o documento, o registro é feito por foto via celular. É uma medida para evitar o uso de canetas e os materiais utilizados são descartáveis”, pontua Gilmar Ritter.

O Engenheiro Civil Luís Carlos Braun, inspetor do Crea-PR em Pato Branco, enfatiza que o Conselho sempre está presente, protegendo a sociedade. “As fiscalizações são importantes para identificar o exercício ilegal da profissão e resguardar aqueles que contratam os serviços de Engenharia. Segurança para todos”, reflete Braun, que tem larga experiência em laudos periciais.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube