Governo apoia municípios para desenvolver áreas rurais

Promover o desenvolvimento de áreas urbanas e regiões urbanizadas em áreas rurais é uma possiblidade das prefeituras paranaenses com o apoio do Governo do Estado. Ações aprovadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) viabilizam obras tanto nas sedes municipais e nos distritos, quanto na ligação entre eles. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das populações, ao mesmo tempo em que são estimuladas as economias locais com melhores condições de comercialização e do transporte de produtos. “Muitos dos municípios paranaenses têm núcleos de produção muito importantes e que, ao receberem a pavimentação de uma estrada ou das suas vias, passam a ganhar em competitividade”, diz o secretário João Carlos Ortega.

Um desses municípios é Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, que possui 53 ações operadas pelo Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à SEDU), com a liberação de R$ 85.203.738,76, dos quais R$ 34.305.081,24 já foram pagos pelo Governo do Estado, desde janeiro de 2019. Sete dos procedimentos viabilizaram a pavimentação de rodovias vicinais que ligam distritos ao centro da cidade ou fazem acessos entre regiões urbanas ou com municípios vizinhos. Para o setor de transportes, há também a aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários.

Para melhorar o atendimento à população, ainda foram construídas duas creches e uma quadra de esportes; e autorizadas aquisições de equipamentos hospitalares e de dois micro-ônibus, além de obras de pavimentação e recapeamento asfáltico de vias urbanas.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube