O dia 21 de setembro é marcado mundialmente por ser o Dia da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Por isso, de 2 a 30 de setembro, a rede de escolas de ginástica para o cérebro, Método Supera, promove uma série de lives gratuitas com especialistas da área médica, trazendo a temática “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro”. As transmissões acontecerão às quartas e sextas-feiras, às 19h30.
O objetivo é trazer esclarecimentos e informações sobre todas as particularidades que envolvem a doença de Alzheimer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas possuam algum tipo de demência no mundo. Dentre esses casos, 70% são causados pela doença de Alzheimer. A estimativa é que o número de casos deve chegar a 22 milhões em toda a população mundial, em 2030. No Brasil, mais de um milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e os registros devem triplicar até 2050.
As transmissões serão protagonizadas por neurologistas, neuropsicólogos, gerontólogos e gerontologistas e uma delas terá participação das atrizes Beth Goulart e Nicette Bruno, embaixadoras da marca Supera e alunas do curso de ginástica para o cérebro. Com casos de Alzheimer na família, elas falarão sobre a importância de manter o cérebro ativo a fim de postergar o aparecimento dos sintomas da doença (confira a programação completa abaixo).
Para saber detalhes da programação, ter acesso à agenda semanal e receber exclusivamente as gravações após as lives, os interessados devem realizar a sua inscrição pelo link: https://cadastro.metodosupera.com.br/evento-despertando-a-sociedade-para-a-saude-do- cérebro. Em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, o evento será totalmente digital, o que possibilita que pessoas do Brasil inteiro tenham a acesso às informações sobre o tema.
“Muita gente se preocupa em cuidar do corpo, mas esquece do cérebro. E nesse momento que estamos passando no mundo, sabemos o quanto a manutenção da saúde mental tornou- se mais do que necessária. Nós devemos exercitar nosso cérebro e mantê-lo ativo por toda a vida, a fim de garantir bem-estar e postergar o aparecimento dos sintomas do Alzheimer, além de outras demências e doenças neurodegenerativas”, diz Luiz Moraes, Diretor do Método Supera e um dos idealizadores do evento.
Gabriela Izidro, sócia da unidade da Supera em Pato Branco, destaca o alcance da iniciativa. “O Método Supera consiste na maior rede de escolas de ginástica para o cérebro da América Latina e está apoiando a causa. Buscamos disseminar informações acerca da importância dos exercícios cognitivos como fator de proteção e prevenção dos primeiros sintomas de doenças neurodegenerativas”, explica Gabriela.
Programação
A live de abertura foi realizada no dia 2 de setembro, às 19h30. Todas as transmissões serão ao vivo e poderão ser assistidas na página do Facebook e no canal do Youtube do Método SUPERA.
23/09 -19:30
“Cérebro saudável: a reserva cognitiva e o estilo de vida durante o desenvolvimento”, com Profa. Dra. Mônica Sanches Yassuda e Prof. Dr. Henrique Salmazo-Silva
25/09 – 19:30
“Cuidados no fim da vida com pacientes diagnosticados com demência”, com Profa. Dra. Beatriz Gutierrez e Prof. Dr. Leonel Tadao Takada
30/09 – 19:30
“Suporte ao cuidador de pacientes com Doença de Alzheimer e importância das
Associações”, com Dra. Carmen Ponce e Dr. Paulo Henrique F. Bertolucci.
Mais
Câmara Municipal realizará Audiências Públicas para discutir o Plano de Mobilidade Urbana de Pato Branco
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.927 vagas de emprego com carteira assinada
Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Pato Branco lança Projeto “Meninas de Futuro”