Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Integração resulta na doação de 1800 protetores faciais de segurança gratuitamente para a comunidade

images/stories/obrata.jpg

Uma mobilização integrada de voluntários está abastecendo a região com protetores faciais de segurança, através da impressão 3D. Entidades filantrópicas, hospitais, prefeituras e outras organizações de relacionamento coletivo deverão receber, até o final das atividades, nas próximas semanas, cerca de 1800 protetores faciais, considerados de alta relevância em segurança para quem atua na área de atendimento a pessoas com contaminação ou alto potencial de contaminação.

Estiveram envolvidos na iniciativa a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Parque Tecnológico de Pato Branco e a empresa Adizell Desenvolvimento de Software, Tesserato e Compre 3D, responsáveis pela produção de visores especiais de segurança, tendo o apoio direto do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social - IRDES. Foi um esforço coletivo com a grande colaboração do Grupo 3D Protetores e demais grupos participantes. Implasul e Atlas Eletrodomésticos ofereceram apoio em insumos e as secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia e de Assistência Social; o Sistema Fiep (Sesi/Senai/IEL) participaram no apoio executivo nesta jornada produtiva que ainda continua.

Na opinião do professor da UTFPR, Fábio Favarim, do Departamento de Informática da UTFPR, houve um grupo que tomou a iniciativa com a Compre 3D, Tesserato e Adizell que se integraram. Após a demanda inicial entramos auxiliando na impressão e começamos a envolver mais pessoas, graças aos insumos doados pelo Cláudio Petrycoski. "Convidamos interessados e houve ação de apoio", detalha ele.

Neimar Follmann, também da UTFPR, disse que houve a percepção de que era necessário auxiliar com ações estruturadas envolvendo parceiros, servidores e alunos da UTFPR bem como outros interessados da comunidade. "Criamos então um grupo de voluntários para que pudéssemos articular as ações, dentre elas a impressão dos suportes para os protetores faciais. Neste sentido também encontramos pessoas da comunidade já envolvidas com a impressão e montagem dos protetores e também o apoio de empresas e instituições. Cada uma contribuiu e continuam contribuindo de uma forma, o que tem permitido que os profissionais da área da saúde possam atuar de maneira mais segura. A UTFPR representa, naturalmente, um ambiente de compromisso com o desenvolvimento profissional e social, algo que é positivo e serve de exemplo, assim, como a atitude dos demais envolvidos."

Para o empresário Cláudio Petrycoski, que dirige o IRDES - Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social estar apoiando iniciativas que venham a minimizar os desafios do enfrentamento do coronavírus é, sim, um privilégio para quem tem a atitude de ajudar. "Este privilégio não se resumiu a minha pessoa, ao IRDES ou a Atlas Eletrodomésticos, mas a tanta gente comprometida que teve belíssimas atitudes que nos fazem acreditar que a humanidade pode, sim, proporcionar o bem ao coletivo."

A profissional executiva de IRDES, Lilian Dal Bello diz que foi gratificante e desafiador participar do projeto de produção dos protetores. "Foi um trabalho que envolveu pessoas de locais diferentes mas, tinham, em comum, o propósito de fazer o bem. "Estou certa que tanto o IRDES quanto os demais envolvidos na iniciativa saem melhores do que entraram nesta jornada. Agora estamos na fase da distribuição dos protetores para entidades beneficentes e profissionais envolvidos em causas beneficentes e com envolvimento com muitos atendimentos que, realmente, precisarão de tão importante proteção. "

Tornaram possível, entre outras pessoas, o desafio de produzir e distribuir gratuitamente os protetores faciais de segurança: Adilson Lima de Paula (Adizell), Alberto Andretta (Tesserato), Ana Alice Michelin (Mater Dei), Augusto Fagundes (Compre 3D), Caroline Domingos Mezzalira (Arquiteta e Urbanista), Cézar Augusto Mezzalira, Cláudio Petrycoski (Irdes/Atlas Eletrodomésticos), Karla Andreane Holub (Aceleradora Fiep), Karise Dagios (Implasul), Douglas Henrique Batista (Parque Tecnológico), Fábio Favarim (UTFPR), Gabriela Zanela Spricigo (Mater Dei), Gustavo Arcari (UTFPR), José Luiz Lanzari (Adizell), Lilian Dal Bello (IRDES), Rafael Henrique Mezzalira (Compre 3D), Rafaela Rossato Pires (UTFPR), Suzana Rizzi (Atelier Suzana Rizzi), Marília Santos de Almeida (UTFPR), Neimar Follmann (UTFPR), Vinicius Pegorini (UTFPR), Anne Gomes da Silva Cavali (Secretaria Municipal de Assistência Social), Geri Dutra (Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação) e Augustinho Zucchi (Prefeito Municipal)

Da assessoria

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados