Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Colégio de Marmeleiro, que aplica educação empreendedora, do Sebrae/PR, é premiado em São Paulo

images/stories/kosli9.jpg

No dia 29 de novembro, em São Paulo, o Colégio Estadual Telmo Octávio Muller, de Marmeleiro, foi agraciado com o prêmio de Educação Criativa e Inovadora 2018, na categoria Ensino Fundamental II. Conferida pelo Instituto Criativo, organização não governamental (ONG) que tem a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação criativa e inovadora, a premiação teve mil trabalhos inscritos. Depois de uma seleção, 80 projetos foram para a fase final e apenas oito foram premiados nas respectivas categorias. Apesar do reconhecimento no segmento Ensino Fundamental II, o colégio de Marmeleiro não levou o prêmio principal, uma viagem educacional internacional, mas terá direito a cursos para estímulo à criatividade e inovação e acesso a tecnologias como parte da premiação.

Marlene Cardoso Ghizzi é a professora que trabalha com as turmas de sexta ao nono anos no projeto Sacola do Saber, voltado para a alfabetização de adultos.

"Os alunos aproveitam tecidos para criar as sacolas em que são colocados os jogos elaborados para alfabetizar os adultos, especialmente aqueles de idade mais avançada. As turmas do sexto e sétimo anos criam as atividades com materiais recicláveis. Alunos do oitavo ano trabalham a alfabetização com um grupo de pessoas e o nono ano lida com aspectos de desenvolvimento do negócio, como calcular o preço dos kits", detalha Marlene.

As Sacolas do Saber despertaram o interesse de professores de outros colégios, que acabaram adquirindo os kits. Os tecidos das sacolas são doados por confecções de Francisco Beltrão e também da facção de jeans que funciona na penitenciária do município.

Rosângela Aparecida Prestes, diretora do colégio Telmo Octávio Müller, conta que o Sacola do Saber é um dos projetos desenvolvidos no Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae/PR.

"Buscamos parcerias com empresas locais para executar os projetos. No caso do Sacola do Saber, pensamos em contribuir com a comunidade, pois Marmeleiro tem cerca de 14% de analfabetos. Noventa alunos estão envolvidos e participando de todas as etapas", salienta a diretora.

Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, explica que o Programa de Educação Empreendedora é resultado da parceria com a Secretaria Estadual de Educação e com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão.

"O colégio Telmo Octávio Müller absorveu completamente os objetivos do programa do Sebrae/PR, que é voltado para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras dos jovens. Eles estão se preparando para a vida adulta, conectados com a realidade do mercado e para empreender novos negócios, gerar empregos e renda", vislumbra Elizandro.

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados