Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Reunião no Legislativo debate demanda de moradores que residem no entorno da pista do kartódromo

A redução  dos efeitos negativos gerados durante a utilização da pista que é  usada pelo  Kart Club de Pato Branco, foi o assunto tratado durante uma reunião na sede do Legislativo, nesta quarta-feira (16). Agendada pelo vereador Vilmar Maccari (PDT), a reunião contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Nelson Bertani, da Diretoria do Kart Club, do presidente da Associação de Moradores do Bairro Fraron, Romulo Faggion, e demais vereadores.

O presidente do Kart Club, Lucian Patrick Brandalize, comentou que a diretoria vem promovendo ações no sentido de diminuir o ruído, bem como, os horários de treinos e competições passaram por  alterações, por exemplo, nos sábados e domingos.

Outra medida, pontua o presidente, é que está programada a aferição de ruídos no momento em que os veículos estiveram utilizando a pista.  Cada veículo vai ser monitorado, se estiver fora os padrões recomendados pela legislação, o proprietário  vai ser obrigado a fazer as alterações técnicas necessárias.  Além disso, os veículos seguem outra norma, que exige o uso de abafadores.

Segundo Faggion, os residentes no entono do kartódromo têm reclamado do elevado nível de ruído gerado pelas máquinas durante  treinos e competições oficiais. Ele ressaltou que, o objetivo é reduzir o nível de poluição  sonora. "Ninguém quer acabar com a entidade, com o esporte", afirma o líder comunitário.

O secretário Bertani explicou que é  necessário atender a demanda da comunidade local, isto é, reduzir o ruído, mas também se faz necessário valorizar o esporte, ele gera emprego e renda, divulga a cidade. A entidade que representa os mais de 70 kartistas está promovendo ações para diminuir nível de ruídos, de poluição sonora.  "A secretaria está atenta e em conjunto com o Legislativo vai acompanhar as ações", ressalta o secretário.

 A partir das reclamações, segundo Maccari, entendeu que era necessária uma reunião que envolvesse a Diretoria do  Kart Club, Município e  Legislativo.  A reunião foi  produtiva, pois a entidade está realizando ações e garantiu que outras ações serão efetuadas para minimizar o ruído gerado pelos veículos, os karts, entre elas,  redução do período de treinamento,  fiscalização  nos veículos. "O debate foi importância, ele traz benefícios à comunidade que reside no entorno da pista de kart", disse  Maccari.

As ações seguem o Programa do Silêncio Urbano (PSIU), cuja lei foi regulamenta pelo prefeito Augustinho Zucchi (PDT), no início deste ano, que dispõe sobre ruídos urbanos, proteção do bem estar e do sossego público.

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados