Reunião com técnicos do Ministério da Infraestrutura foi produtiva, avalia presidente da Cacispar

Representante da Coordenadoria participou do encontro técnico no dia 19 de março; entidade também protocolou reinvindicações junto à ANTT

O G7, grupo das principais entidades do setor produtivo paranaense (a Faciap, entre elas), promoveu, no dia 19 de março, reunião com técnicos do Ministério da Infraestrutura. Foi a última reunião técnica relacionada ao Lote 06, que inclui as rodovias do sudoeste do Estado, entre outras. Lideranças políticas e empresariais da região participaram do encontro, de forma on-line. A Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná) também manifestou-se, por meio do presidente Paulo Sergio Bueno.

“Ao lado de outras entidades representativas do Sudoeste, apresentamos nossas considerações. Como já havíamos alinhado, solicitamos o contorno de Marmeleiro, o trevo de acesso ao município de Realeza e à UFFS [Universidade Federal da Fronteira Sul] e a inclusão do trecho entre Pato Branco e Palmas”, relata o presidente da Cacispar.

A reunião com os técnicos do Ministério da Infraestrutura foi mediada pelo engenheiro João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep. “Os técnicos responderam a todas as perguntas e mostraram-se abertos a sugestões. O encontro foi produtivo e acredito que boa parte das reivindicações serão concedidas”, acredita Paulo Bueno.

O presidente da Cacispar observa que os técnicos do Ministério pensam em uma alternativa para a inclusão do trecho entre Pato Branco e Palmas, com a criação do Lote 07, que abrangeria o percurso entre Pato Branco e a Lapa, passando por General Carneiro, União da Vitória e São Mateus do Sul. Seria uma forma de fazer a inclusão, sem encarecer as tarifas.

“Seria algo muito positivo para a nossa região, com praticamente todo o corredor até Curitiba sendo contemplado e com as conexões para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pode ser a solução do grande problema do Sudoeste, a conservação das pistas, com reflexos na logística e na segurança”, avalia Paulo.

Modelo

O modelo de concessão das rodovias e o valor das tarifas não foram incluídos na pauta da reunião do dia 19, mas há um movimento paralelo para a redução das tarifas e revisão do formato de concessão, com ações junto ao Governo do Estado e deputados federais. A Cacispar e as demais entidades envolvidas no debate estão alinhadas e trabalhando de forma conjunta junto às lideranças políticas paranaenses.

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