O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) informou que está em fase final de implantação do regulamento que prevê a certificação digital das bombas de combustíveis. Com a medida, será possível dificultar fraudes durante o abastecimento de veículos nos postos de combustíveis do país. 

Segundo o Inmetro, o controle será feito por meio de certificação digital. Um componente instalado na bomba do posto vai checar se a quantidade de energia gerada pela bomba é compatível com o volume de combustível colocado no tanque do veículo. Dessa forma, o motorista poderá verificar, por meio de um aplicativo de celular, se o estabelecimento fraudou a compra. A checagem ocorrerá por assinatura eletrônica.
A data para início da instalação do novo equipamento ainda não foi definida. A troca das bombas será feita de forma gradual pelos postos, sendo imediatamente obrigatória somente em caso de fraudes encontradas e na substituição de equipamentos obsoletos.

Mais
Polícia Militar atende ocorrências de violência doméstica e apreensão de drogas e caixas de cigarros no Sudoeste
PM apreende crack, prende homem por maus-tratos e desarticula ponto de tráfico em Pato Branco
PM apreende drogas, cigarros eletrônicos e prende três pessoas em Pato Branco e região