Na manhã desta quinta-feira (18), o Comitê Gestor de Resposta a Covid-19, de Pato Branco, apresentou, em reunião extraordinária, os dados epidemiológicos entre os dias 08 e 14 de fevereiro, em relação à busca por atendimento (notificações), casos positivos e mortes em decorrência da doença. “Esse é o pior momento desde o início da pandemia”, salientou a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise.
Conforme os dados apresentados pela Vigilância Epidemiológica, entre os dias 08 a 14 de fevereiro houve, no município, 258 novos casos positivos, mais de 1.250 notificações e dois óbitos. O maior número de pessoas que positivaram está na faixa etária de 31 a 40 anos, seguida por pessoas de 21 a 30 anos. Ainda, foi frisado que os resultados dos exames demoram até sete dias para sair. “Estamos intensificando as ações”, frisou a secretária, referente à preocupação em relação ao aumento dos números de casos. “Esse aumento é um reflexo de dias atrás, mas a gente precisa que a população se conscientize que estamos em um momento muito crítico da pandemia no município e que é necessário aderir os cuidados com responsabilidade”.
Na ocasião, também foi avaliada a evolução das medidas de enfrentamento adotadas no dia 12 de fevereiro, pelo decreto 8.854.
Liliam também ressaltou que bares e restaurantes aderiram às medidas estabelecidas pelo decreto, porém há inúmeras denúncias em relação a aglomerações em residências particulares. “Isso não pode acontecer. Isso é um fator muito preocupante para o aumento do número de casos”.
As medidas decretadas no dia 12 de fevereiro permanecem. A circulação de pessoas está proibida das 22h às 5h. Bares e restaurantes a lotação máxima é de 50% da capacidade do estabelecimento e o fechamento deve ser às 22h. O descumprimento acarretará na responsabilização civil e criminal dos infratores e aplicação de penalidades. O decreto pode ser acessado pelo link: Decreto.
Mais
Meio Ambiente de Pato Branco suspende retirada de araucária no centro da cidade
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.577 vagas de emprego com carteira assinada
Saúde alerta para risco de doenças com baixa adesão às vacinas em Pato Branco