Núcleo Engenharias Mater Dei encerra ciclo de 23 lives recebendo presidentes do CREA-PR

O encerramento do projeto de lives do Núcleo de Engenharias, Arquitetura e Agronomia da Mater Dei (NEA), nesta sexta-feira, 4 de dezembro, vai debater o Sistema CONFEA/CREA nível Estadual e Regional e receberá os respectivos presidentes do Conselho no Estado e na região, Ricardo Rocha de Oliveira, que é Engenheiro Civil pela UEL, Doutor em Engenharia pela UFSC; e Diogo Colella, Engenheiro Civil pela UEM, Mestre em Engenharia pela USP. A conversa é ancorada pelo engenheiro civil e coordenador do NEA, Vitor Ivan Pretto Guerra e acontece a partir das 19h40 no canal do Youtube da faculdade, transmitido também pelo Facebook, sendo aberto a todos os interessados.

Nesta etapa, o projeto trouxe uma série de 11 palestras on-line, de um total de 23 realizadas ao longo de todo o ano. Foram profissionais de destaque nacional e internacional, com bate-papo proporcionado a acadêmicos e profissionais da área, principalmente, de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Com os presidentes do Sistema CONFEA/CREA, será um bate papo sobre a profissão e sua formação frente a esta nova realidade. “Chegando ao final 2020, ano totalmente diferente, em que todos tivemos que adaptar nossa vida e dia a dia a uma nova realidade, imposta pela Pandemia da COVID19, nos adaptamos em ambientes de convívio e trabalho muito distintos do que até então estávamos acostumados”, comentou o coordenador.

Entre os assuntos, estarão: novas DCN de engenharia, que foram publicadas em abril de 2019, trazendo novos contextos de ensino remoto, ensino híbrido, aulas teóricas e práticas focadas na interdisciplinaridade, necessidade de adequação dos profissionais a mudanças de hábitos, com probabilidade de escassez de mão-de-obra, profissionais multidisciplinares, entre outras.

Entre as questões a serem discutidas e reflexionadas, os coordenadores de Engenharia de Produção, Robson Montanari; Agronomia, Vicente Michaliszyn e Engenharia Civil, Vitor Guerra, elencaram:

– Como adaptar e remodelar os Projetos Pedagógicos para as novas DCN, já que temos a frente uma legislação agora mais abrangente?

– De que forma o CREA está se preparando para receber os novos PPC dos cursos de engenharia, que tendem a ter muitas diferenças entre si?

– O PPC do curso de Agronomia da FMD foca na formação de profissionais ecléticos, com visão geral da profissão e formação de conteúdos nacionais com enfoque regional. Em que isso poderá contribuir nas futuras perspectivas de mercado de trabalho para o Engenheiro Agrônomo?

– O que os futuros Engenheiros podem esperar a partir de agora, considerando todas as mudanças de hábitos e necessidades pessoais no cotidiano da sociedade?

– Considerando que a mão de obra está cada vez mais escassa, que nos próximos anos cerca de um terço da mão de obra ativa estará fora do mercado de trabalho, como a Engenharia Civil pode se ajustar em um futuro próximo?

– Considerando o Engenheiro de Produção um especialista em produzir mais, com menos custo, mas melhor qualidade e produtividade, podemos considerar um profissional multidisciplinar que poderá atuar em distintos pontos da Engenharia, como no segmento da Engenharia Civil, por exemplo?

Quer participar destas discussões? Então acesse o Canal do Youtube da Faculdade Mater Dei https://youtu.be/ecTgfYOjme8 e já clica no sino de “definir lembrete”, para ser avisado quando a transmissão começar, às 19h40, deste dia 4 de dezembro.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube