Diante das mudanças no comportamento de consumo trazidas pela Covid-19, a expectativa é que o Natal seja mais digital neste ano. Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos e o retorno do atendimento presencial, os empresários devem pensar em estratégias de vendas que contemplem os clientes que vão optar pelas compras online.
O Estudo global “Back to Business, Holiday Edition”, realizado pela Visa em oito mercados ao redor do mundo, incluindo o Brasil, apontou que 54% dos brasileiros entrevistados vão realizar a maioria das compras de final de ano no comércio eletrônico. A pesquisa mostra, que apesar da crise, 89% dos brasileiros pretendem fazer compras de Natal, sendo que a maioria (58%) deve optar por apoiar o comércio de bairro e por concentrar mais da metade das compras nesses tipos de estabelecimentos, seja de forma presencial ou online. O otimismo com as vendas do final do ano já começou com a Black Friday, que aconteceu no último dia 27 de novembro. A consultora do Sebrae/PR, Mariana Carvalho, explica que a pandemia trouxe uma mudança significativa no perfil de compras do público.
“Durante a pandemia, fomos levados para a cultura do e-commerce. Muitas pessoas que nem pensavam em comprar online passaram a incluir isso na rotina. Mesmo que agora a pessoa possa ir até a loja, ela já aprendeu que, no online, as possibilidades são vastas”, enumera a consultora.
Em Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado, a Vertical Modas, loja de confecções e acessórios, criou grupos de transmissão no Whatsapp, em que os produtos são divulgados. “O cliente pode escolher o modelo, cor, tamanho e combinar o pagamento. Enviamos o boleto pelo Whatsapp mesmo. A funcionária pode ainda fazer a embalagem de presente, seguindo todo o protocolo de higienização para a Covid-19. A pessoa pode vir apenas retirar o pacote, sem ter contato com a peça que será dada de presente”, explica Rejane Chiapetti Bravo, proprietária da loja. Ela revela que 50% das vendas já ocorrem no modo online.
Mais
Programa Sanepar Rural beneficiará mais de 200 pessoas em comunidade rural de Verê
Oportunidade para livrarias e distribuidoras de livros de todo o Brasil na Semana Literária 2025
Sudoeste: Vacina contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná