O mais novo curso de mestrado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está com inscrições abertas. O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) oferta 14 vagas com ingresso no primeiro semestre de 2027. A seleção é aberta a candidatos que já concluíram o curso superior ou que tenham previsão de colação de grau até o ato da matrícula. O curso é gratuito e propõe a formação crítica e reflexiva sobre o ensino de Biologia, Física e Química, abrangendo pesquisas sobre políticas educacionais, currículo, diversidade (gênero, étnico-racial), sustentabilidade, Tecnologias da Informação (TIC) e Educação Ambiental. As vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: sete na linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo e sete na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. O processo seletivo também reserva vagas para candidatos autodeclarados indígenas, com deficiência e autodeclarados negros (pretos e pardos).
Inscrições
Os interessados em participar do processo seletivo podem realizar a inscrição de forma on-line até o dia 22 de outubro. Para isso, é necessário preencher o formulário eletrônico pelo link: https://forms.gle/S3wuLh6wTVBGnPMv7. O candidato deverá informar e anexar cópias dos documentos pessoais, diploma, histórico escolar da graduação, Currículo Lattes e pré-projeto de pesquisa, conforme a linha de pesquisa escolhida. Os detalhes sobre o envio da documentação podem ser consultados no Edital Nº 1/PPGEC RE/UFFS/2026.
Etapas de seleção
A primeira etapa de seleção é composta pela prova escrita de conhecimento específico, a qual será realizada no dia 3 de novembro, às 14 horas. A bibliografia indicada para a prova está descrita no edital, além disso não será permitido ao candidato consultar materiais de apoio. Já a segunda etapa consiste na avaliação do currículo lattes, análise do pré-projeto, bem como a participação dos selecionados na arguição, que será realizada presencialmente nos dias 23 e 24 de novembro. O resultado final está previsto para ser homologado a partir de 17 de dezembro de 2026, e o início das aulas será em 22 de fevereiro de 2027.
Mais
Alzheimer antes dos 60? Saiba quais sinais de perda de memória merecem investigação
Gestão dos RPPS será tema de oficina do TCE-PR em Francisco Beltrão
Zona Sul de Pato Branco terá novo Parque Linear com áreas de esporte e lazer