Garantindo o direito à propriedade, na tarde de sábado (4), a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Departamento de Habitação, entregou escrituras públicas às famílias contempladas com o processo de regularização documental de imóveis dos Programas Habitacionais Nossa Terra I e II e Santa Fé, localizados nos bairros Sudoeste e Jardim Floresta. Nesta primeira fase foram entregues as escrituras e averbações para 38 famílias contempladas com a regularização, em evento ocorrido no Centro de Convivência Sudoeste, do bairro Sudoeste.
Todas as escrituras tiveram o processo concluído pelo tabelionato e pelo Cartório de Registro de Imóveis. No total, 153 famílias irão receber os documentos, em entregas posteriores, e passarão a ser proprietárias dos imóveis. A expectativa é concluir a entrega das demais escrituras até o final deste ano. Esses imóveis foram entregues às famílias em 2011, e a atual Administração Municipal está trabalhando para finalizar essa etapa de regularização documental.
O investimento é de aproximadamente R$ 621.000,00, custeado com recursos livres do Município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Durante a entrega dos documentos, as famílias assinaram um termo de responsabilidade formalizando que, a partir do recebimento da escritura, os proprietários passam a ter ciência de que as despesas com IPTU e taxa de coleta de lixo passam a ser de sua responsabilidade.
A secretária municipal de Assistência Social, Tânia Bertelli, ressaltou que a entrega das escrituras faz parte da responsabilidade do Município em concluir o processo de regularização dos empreendimentos habitacionais. De acordo com a diretora do Departamento de Habitação, Rita de Cássia Ghizzi, havia uma demanda antiga dos moradores, que aguardam a documentação desde a entrega das casas, em 2011. A Administração Municipal vem priorizando a conclusão desse processo para garantir segurança jurídica às famílias.
Emidia Mello, do lar, que mora com o neto de 18 anos, no bairro Sudoeste, foi uma das contempladas com a escritura e averbação do seu imóvel, neste sábado. Ela declarou, feliz, que esperou muito tempo por este momento e que não acreditava que este dia iria chegar.
O prefeito Géri Dutra destacou que esta é mais uma etapa concluída, que vai garantir segurança às famílias. É um sonho antigo que está se concretizando agora. Há ainda uma série de outros programas sendo desenvolvidos, em ritmo bem adiantado, na área da habitação.

Mais
Pato Branco registra mais de 1,5 mil notificações de síndromes gripais em 2026
Dengue soma 237 casos confirmados em Pato Branco; Industrial e Centro lideram registros
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.902 vagas de emprego com carteira assinada