Pato Branco sediou, nesta sexta-feira (12), o evento regional de entrega de veículos do Ministério da Saúde (MS) e da Itaipu Binacional, durante a cerimônia oficial de apresentação da Carreta Oftalmológica, do programa Agora Tem Especialistas, no Centro Regional de Eventos de Pato Branco.
Na oportunidade, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, entregou cinco micro-ônibus e 10 vans, do Caminhos da Saúde, a nova fase do Agora Tem Especialista. Os veículos irão garantir o transporte seguro e confortável de pacientes da rede pública que precisam se deslocar para centros de saúde para realizar tratamentos. Pato Branco, por ser um município referência, não recebeu veículos, mas vários municípios que deslocam pacientes para serem atendidos em Pato Branco, foram contemplados.
Receberam micro-ônibus os municípios de São Jorge do Oeste, São João, Capanema, Medianeira e Guaíra. As vans foram destinadas para Toledo, Vitorino, Chopinzinho, Palmas, Cruzeiro do Iguaçu, Santo Antônio do Sudoeste, Medianeira, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon e Santa Lúcia.Também foram entregues duas ambulâncias tipo A, para pronto-atendimento, para os municípios de Três Barras do Paraná e Foz do Iguaçu.
Pato Branco
Pato Branco recebeu dois caminhões para a coleta seletiva da Itaipu Binacional, entregue pelo diretor geral brasileiro, Enio Verri. Na cerimônia, Enio também anunciou recurso de R$ 1,5 milhões da Itaipu Binacional para a Inventum 2026, a maior feira de ciência, tecnologia e inovação do Estado do Paraná, que será realizada em Pato Branco, no mês de novembro.“O governo federal está muito feliz de estar em Pato Branco. Nossa presença no Sudoeste tem sido frequente para anunciar grandes investimentos. Além da entrega dos caminhões, estamos contribuindo com essa parceria de inovação tecnológica, desenvolvimento e política pública de fato”, frisou Enio Verri.
A presidente da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), Oziele Aparecida Alves Ferreira, destacou que a frota de caminhões utilizada pela cooperativa no trabalho de reciclagem é muito antiga, vive quebrando, indo à oficina, com muitos gastos. Os novos caminhões vão ajudar muito e facilitar o trabalho. “Toda a equipe está muito feliz”, enfatizou.
A deputada federal Gleisi Hoffmann destacou a importância da junção de esforços do governo federal e dos municípios, no intuito de desenvolver cada vez mais a região.
O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, agradeceu os recursos e investimentos no município, tanto do Ministério da Saúde, quanto da Itaipu Binacional, pois vão impactar positivamente áreas importantes, como a saúde e o meio ambiente. A carreta oftalmológica vai zerar a fila da população que aguarda por esse atendimento, os caminhões vão facilitar o trabalho dos agentes que trabalham na coleta de materiais recicláveis e o recurso financeiro será investido na Inventum, para fazer uma excelente feira.
A Itaipu Binacional também entregou caminhões para os municípios de Chopinzinho e Ampére. Clevelândia recebeu um furgão e Bom Sucesso do Sul recebeu uma camionete. Os veículos fazem parte dos Programas Coleta Mais e Agroindústria.
Carreta Oftalmológica
Por 45 dias, pacientes do SUS de Pato Branco e da região Sudoeste do Paraná recebem os serviços especializados das carretas do Programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil. Desde o dia 1º de junho, a cidade conta com unidades móveis de oftalmologia. O atendimento é realizado para pacientes previamente agendados e encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. “O atendimento da carreta de oftalmologia em Pato Branco iniciou com mais de 300 cirurgias de catarata. Ela atende a população de Pato Branco e também da região, em mais de 15 cidades”, explicou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.
Também participam da cerimônia, a superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Elizabet Matheus; o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni; o prefeito de Dois Vizinhos e presidente da Amsop, Carlinhos Turato; o diretor da 7ª Regional de Saúde, Ivo Liciano Leonarchik; a presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais da 7ª Região, Jaiana Gubert; a secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Marcia Fernandes de Carvalho; prefeitos, vereadores, imprensa e convidados.

Mais
Paraná conquista 46 Selos Diamante e se destaca no atendimento aos pequenos negócios
Blitz educativa marca ações do Junho Violeta em Pato Branco
Ministério da Saúde reforça atendimento especializado e transporte sanitário em Pato Branco com carreta de oftalmologia e novos veículos