O Sudoeste do Paraná ganhou destaque no cenário nacional ao figurar entre as regiões mais avançadas do país na dispensa de alvarás e licenças para atividades econômicas de baixo risco. Dados do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte apontam que o Paraná liderou o ranking nacional no quarto trimestre de 2025, com forte participação de municípios sudoestinos. O Estado encerrou o ano com 975 atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças, por meio do Programa Descomplica Paraná, regulamentado pelo Decreto nº 3.434/2023, que instituiu o Selo de Baixo Risco. A medida isenta empreendimentos de licenças emitidas por órgãos como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Defesa Agropecuária, reduzindo a burocracia e incentivando a formalização de negócios.
Municípios da região entre os mais avançados do país
No Sudoeste paranaense, os municípios de Ampére, Flor da Serra do Sul e Planalto se destacam nacionalmente. As três cidades aparecem empatadas na oitava colocação do ranking nacional, ao adotarem integralmente a dispensa das 975 atividades classificadas como de baixo risco. O desempenho reforça o protagonismo da região na modernização da gestão pública e na criação de um ambiente mais favorável para pequenos empreendedores, comerciantes e prestadores de serviços.
Impacto direto no empreendedorismo local
Em todo o Paraná, 45.452 empresas foram beneficiadas com o Selo de Baixo Risco em 2025. Desse total, 26.156 empreendimentos receberam o selo no momento da abertura de empresas e filiais, enquanto 19.296 foram contemplados em processos de alteração empresarial. O volume representa 27,48% das empresas abertas no Estado, desconsiderando os microempreendedores individuais (MEIs), que já são isentos dessas exigências. Segundo o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni, a liderança do Estado é reflexo de um trabalho técnico contínuo. “Com normas próprias e responsabilidade, ampliamos a lista de atividades de baixo risco, reduzindo burocracias e fortalecendo o ambiente de negócios”, afirma.
Paraná lidera ranking nacional
Com o resultado, o Paraná superou Goiás, que dispensou 962 atividades, e São Paulo, com 948. Na outra ponta do ranking, o Distrito Federal registrou o menor número de dispensas, com 289 atividades. O avanço na desburocratização contribuiu para o crescimento do número de empresas no Estado. Em 2025, o Paraná registrou saldo positivo de 150.360 empresas, um crescimento de 12,5% em relação a 2024, consolidando um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo — com reflexos diretos também no Sudoeste do Paraná.

Mais
Secretaria de Educação realiza primeira reunião do ano com diretores escolares
Governo do Paraná libera quase R$ 200 milhões para pavimentação e contempla municípios do Sudoeste
UFFS fortalece parceria sobre biodiversidade no Refúgio Biológico de Santa Helena