Ônibus Cuida Mais Paraná vai atender população idosa de Pato Branco

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebeu na quinta-feira (4) o Ônibus Cuida Mais Paraná, um veículo urbano/rodoviário de uso misto, que atenderá as demandas da população idosa do município. O ônibus é totalmente acessível e tem capacidade para 36 passageiros sentados, além de motorista e auxiliar, totalizando 38 lugares. A iniciativa integra o programa da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (SEMIPI-PR), que apoia os municípios na ampliação da infraestrutura voltada à Política Municipal da Pessoa Idosa, fortalecendo ações de proteção, defesa e garantia de direitos, com foco em dignidade e inclusão.

A doação é destinada a municípios que possuem regularidade no Conselho, Fundo e Plano Municipal da Pessoa Idosa, reforçando o compromisso do Estado com ambientes mais adequados e acolhedores para quem envelhece. A ação está alinhada ao Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas (OMS/OPAS) e à legislação de proteção à pessoa idosa.

Em Pato Branco, o ato de entrega do ônibus foi realizado na praça Presidente Vargas e contou com a presença de lideranças e autoridades locais, além do prefeito Géri Dutra, da secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (SEMIPI-PR), Leandre Dal Ponte, e de vereadores. O prefeito Géri Dutra enfatizou a responsabilidade da administração municipal em cuidar da população idosa, que vem crescendo a cada ano, e da importância de se fazer parcerias para que todas as demandas sejam atendidas. Este ônibus vai ajudar na mobilidade das pessoas idosas, oferecendo oportunidades e dignidade para os pato-branquenses.

O secretário municipal de Assistência Social, Paulinho Centenaro, agradeceu o Governo do Estado pelos projetos que beneficiam a população, principalmente os focados em políticas de assistência social que transformam vidas. A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (SEMIPI-PR), Leandre Dal Ponte, frisou que este é um programa de Estado para valorizar a pessoa idosa, principalmente devido a realidade atual que aponta, através de pesquisas, que a partir de 2027 haverá mais pessoas com mais de 60 anos, do que com 14 anos, por exemplo. Por isso, as cidades precisam estar preparadas para atender essa população.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube