A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco segue em alerta devido ao aumento no número de casos de sarampo em várias regiões do país e reforça a importância da vacina como principal forma de prevenir a doença. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), já são mais de 30 casos confirmados no Brasil, e a meta é atingir 95% de cobertura vacinal para garantir a proteção coletiva contra o vírus no país. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o momento o Paraná registrou 164 casos notificados de sarampo, sendo 158 descartados e seis em investigação, aguardando o resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen).
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa. De um modo geral, todas as pessoas são suscetíveis ao vírus. Seguindo as orientações da Sesa, Pato Branco mantém atenção redobrada nas ações de imunização e vigilância, e reforça que a vacinação está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinas Central. A baixa cobertura vacinal e o fluxo migratório fizeram com que o vírus voltasse a circular no país em 2016, após ser erradicado durante anos. Em 2019, o Brasil perdeu a certificação de eliminação da circulação endêmica do vírus do sarampo, concedida pela OPAS/OMS, e a recuperou novamente em 2024.
Agora em 2025, diante dos casos registrados no país, tornou-se imprescindível a imunização para manter o vírus sob controle. O Paraná registrou o último caso de sarampo em 2020, em Pinhais, e desde então vem monitorando e reforçando o alerta para que toda a população receba a vacina, seguindo o calendário vacinal. Segundo a enfermeira Luciane Bergamin, até o momento, não há casos suspeitos ou confirmados de sarampo no município de Pato Branco, neste ano. A Secretaria Municipal de Saúde reforça, contudo, a necessidade de vigilância ativa, com verificação da situação vacinal, de toda população.
Esquema vacinal
Luciane destacou que a vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola (SRC) é aplicada em crianças e adultos. Toda a população deve receber essa vacina. Nas crianças, a dose 1 é aplicada aos 12 meses de vida e a dose 2 aos 15 meses. Atualmente, por orientação da Sesa, Pato Branco está promovendo um novo esquema vacinal aplicando a “dose zero” (D0), em bebês de 6 a 11 meses de idade. Até o momento, a cobertura vacinal de intensificação contra o sarampo é de 60%. O objetivo dessa estratégia é proteger precocemente as crianças, uma vez que o vírus do sarampo encontra-se em circulação. Todas as pessoas devem procurar as salas de vacinas para atualizar o esquema vacinal, para avaliar se a imunização está adequada a dose recomendada para a sua faixa etária.

Mais
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.708 vagas de emprego com carteira assinada
Pato Branco deve corrigir edital de licitação para construção de terminal no aeroporto
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.523 vagas de emprego com carteira assinada