O painel interativo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) que apresenta o Índice de Preços de Alimentos e Bebidas no Paraná recebeu atualizações que permitem uma análise mais aprofundada do cenário local. Com as mudanças, o Índice Ipardes de Preços Regional (IPR) passa a trazer dados de mais municípios, englobando mais produtos e estabelecimentos comerciais. Por meio dele, é possível verificar a variação porcentual em três filtros distintos: mensal, últimos 12 meses e anual. “O Ipardes reforça o seu protagonismo em termos de pesquisa no Paraná e disponibiliza para a sociedade um painel interativo com muita precisão. Ele traz o índice de preços regionais, no qual pesquisamos os preços de alimentos e bebidas em grandes centros regionais, com mais de 90 produtos, e com análise de 2,5 milhões de notas fiscais”, resumiu o presidente do Ipardes, Jorge Callado. “Essas informações são importantes, tanto para o setor público quanto para o setor privado, para ter uma noção do comportamento dos preços dos produtos consumidos pelas famílias paranaenses”.
O painel traz agora dados de nove municípios – três a mais do que anteriormente: Pato Branco, Umuarama, Guarapuava, Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, além de uma visão geral do Estado. A quantidade de produtos apurados também aumentou, passando de 35 para 91, divididos em 18 subgrupos. A consulta pode ser feita tanto pelos itens individuais quanto pelos subgrupos a que eles pertencem, como por exemplo: aves, bebidas e infusões, cereais, carne bovina, carne suína, leites e derivados, óleos e gorduras, entre outros.
A ampliação da coleta de dados envolveu ainda os estabelecimentos comerciais observados, que saltaram de 366 para 583. Como consequência, o número de notas fiscais analisadas para a composição do índice disparou de 400 mil para as 2,5 milhões citadas pelo presidente do Ipardes. O IPR é calculado desde 2022 e oferece à sociedade um índice confiável para que os consumidores, o setor público e o empresariado planejem seus orçamentos e entendam as movimentações do comércio local. O painel traz ainda uma visão da série histórica, com as variações registradas desde o início da pesquisa. O desenvolvimento e produção do índice resulta de cooperação técnica entre Ipardes, Secretaria da Fazenda e Receita Estadual do Paraná. O uso das notas fiscais eletrônicas, bem como a ampliação das cidades abarcadas, garantem maior precisão na elaboração do índice.
O painel pode ser acessado pelo site do Ipardes.

Mais
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher de Pato Branco Elege Nova Mesa Diretora
Com obras em ritmo avançado, Estado levará Unidades Mistas de Saúde a 21 municípios
Ratinho Junior assina decreto que institui bolsa para cuidadores de pessoas idosas