A cidade de Pato Branco se despediu neste último domingo (19) da fase final dos 37º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). Em duas etapas da parte final, o evento reuniu 89 delegações, 422 equipes em um total de mais de 4.600 participantes. Para termos ideia de como essa competição é grande, mais de 12 mil pessoas participaram das fases regionais em um total de 21 mil participantes neste evento que se consolidou como uma vitrine do esporte paranaense, um marco para o município-sede e uma aposta certa para atletas que devem ser o futuro do Esporte Paranaense.
Legado para o Esporte
O Jojups é mais do que uma competição: representa uma celebração da juventude e do espírito esportivo, promovendo a integração e o intercâmbio cultural entre os municípios. O recorde de participação nas fases anteriores reforça a importância dos Jogos como principal celeiro de talentos do Estado. Para Agnaldo Luiz Baldo, Supervisor Técnico Estadual do Jojups, essa edição foi além do esperado. “Essa etapa final em Pato Branco superou todas as nossas expectativas. Tivemos temporal, tivemos de tudo e mantivemos todos os campeonatos, conseguimos realizar tudo com uma qualidade impressionante. Podemos dizer que a estrutura foi muito boa”, pontuou ele.
Segundo Baldo, a realização dos Jogos só foi possível porque todos se dedicaram. “Eu gostaria de agradecer aqui a todos os funcionários públicos de Pato Branco que deram um show, além das equipes das federações da Paraná Esporte e dos envolvidos na parte administrativa dos Jogos. A parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), e a Prefeitura de Pato Branco, garantiu uma estrutura de excelência para todas as modalidades”, encerrou.
Resumos dos campeões
A celebração dos campeões foi uma festa nos locais de premiação e no refeitório central. Destaque para as equipes que conquistaram premiações no Troféu Disciplina. Em primeiro ficou a cidade de Curitiba, seguido de Foz do Iguaçu e Maringá. Como campeão geral na somatória de pontos, Curitiba também foi a grande vencedora, com Maringá em segundo e Londrina em terceiro lugar.
Badminton
O Badminton encerrou sua participação com Toledo dominando a categoria Feminina, ficando em primeiro lugar. Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon completaram o pódio, em segundo e terceiro, respectivamente. Já no Masculino, o título ficou com Marechal Cândido Rondon em primeiro. Toledo foi o segundo colocado e Curitiba ficou em terceiro.
Basquetebol
No Basquetebol Feminino SUB 17 Ouro, Foz do Iguaçu levou a melhor em primeiro lugar, deixando Castro e Curitiba com as posições seguintes, em segundo e terceiro. Na disputa Prata, Ubiratã foi o campeão, seguido por Toledo em segundo e Cascavel em terceiro. A categoria Masculina SUB 17 Ouro teve Curitiba como vencedora, com Foz do Iguaçu em segundo e Pato Branco em terceiro. No Masculino SUB 17 Prata, Francisco Beltrão garantiu o primeiro lugar, à frente de Toledo em segundo e São José dos Pinhais em terceiro.
Ciclismo
No Ciclismo Feminino, Rolândia conquistou o primeiro lugar, seguida por Cascavel em segundo e Londrina em terceiro. Na categoria Masculina, Londrina foi a campeã, superando Ponta Grossa em segundo e Rolândia em terceiro.
Futsal
O Futsal Feminino SUB 17 Ouro consagrou Manoel Ribas com o título em primeiro. Chopinzinho ficou em segundo e Cascavel em terceiro. Na Série Prata, Londrina foi a campeã, seguida por Quatro Barras em segundo e Fazenda Rio Grande em terceiro. No Futsal Masculino SUB 17 Ouro, Ibiporã levou o ouro em primeiro, com Cascavel em segundo e Pato Branco em terceiro. A Série Prata Masculina foi vencida por Goioerê, que superou Medianeira em segundo e Curitiba em terceiro.
Ginástica Rítmica
A Ginástica Rítmica Feminina Ouro teve Curitiba no lugar mais alto do pódio em primeiro, com Pato Branco em segundo e Londrina em terceiro. Pela Série Prata, Umuarama foi a campeã, seguida por São José dos Pinhais em segundo e Paranaguá em terceiro.
Handebol de Praia
Ambas as categorias do Handebol de Praia SUB 17 Ouro tiveram Paranaguá como campeão. No Feminino, Cascavel e Paranavaí completaram o pódio, em segundo e terceiro. No Masculino, São Miguel do Iguaçu ficou em segundo e Paranavaí em terceiro.
Handebol
No Handebol Feminino SUB 17 Ouro, Jussara sagrou-se campeã, à frente de Maringá em segundo e Mercedes em terceiro. Na Série Prata, Jardim Alegre ficou em primeiro, seguido por Fazenda Rio Grande em segundo e São Miguel do Iguaçu em terceiro. O Handebol Masculino SUB 17 Ouro teve Cambé como campeão, seguido por Maringá em segundo e Ponta Grossa em terceiro. Pela Série Prata, Curitiba venceu, com Ribeirão do Pinhal em segundo e Jussara em terceiro.
Natação
A Natação Feminina teve Cascavel em primeiro lugar, seguida por Curitiba em segundo e Foz do Iguaçu em terceiro. No Masculino, Curitiba garantiu o ouro em primeiro, enquanto Cascavel em segundo e Maringá em terceiro ficaram com as medalhas de prata e bronze.
Rugby
Curitiba conquistou o título de campeã nas duas categorias do Rugby SUB 17 Ouro. No Feminino, Toledo e Maringá foram as próximas colocadas, em segundo e terceiro. No Masculino, Curitiba superou Foz do Iguaçu em segundo e Maringá em terceiro.
Tênis de Mesa
No Tênis de Mesa Feminino, Londrina sagrou-se campeã, com Cascavel em segundo e Guaíra em terceiro. No Masculino, Londrina também foi a vencedora, seguida por Foz do Iguaçu em segundo e Maringá em terceiro.
Tênis
O Tênis Feminino SUB 17 Ouro teve Londrina como campeã, seguida por Curitiba em segundo e Maringá em terceiro. Já o Tênis Masculino SUB 17 Ouro consagrou Maringá em primeiro, com Curitiba em segundo e Toledo em terceiro, respectivamente.
Vôlei de Praia
Paranaguá conquistou o ouro no Vôlei de Praia Feminino SUB 17 Ouro, com Foz do Iguaçu em segundo e Maringá em terceiro. Na Série Prata Feminina, Lobato ficou em primeiro, à frente de Ponta Grossa em segundo e Altônia em terceiro. No Masculino SUB 17 Ouro, Dois Vizinhos foi o campeão, seguido por Maringá em segundo e Curitiba em terceiro. Pela Série Prata, São José dos Pinhais venceu, com Paranavaí em segundo e Ponta Grossa em terceiro nas colocações seguintes.
Voleibol
O Voleibol Feminino SUB 17 Ouro teve Chopinzinho como campeão, Marechal Cândido Rondon em segundo e Santa Helena em terceiro. A Série Prata Feminina foi liderada por Palmas, que superou Foz do Iguaçu em segundo e Curitiba em terceiro. No Masculino SUB 17 Ouro, Curitiba garantiu o primeiro lugar, com Maringá em segundo e Toledo em terceiro. Capanema foi a campeã no Masculino SUB 17 Prata, seguida por Tamboara em segundo e Foz do Iguaçu em terceiro.
Xadrez
No Xadrez Feminino, Curitiba sagrou-se campeã, com Campo Mourão em segundo e São José dos Pinhais em terceiro. Já no Masculino, São José dos Pinhais ficou com o título, superando Campo Mourão em segundo e Ponta Grossa em terceiro.
Os resultados das partidas e informações dos Jogos da Juventude podem ser acompanhados no site da Secretaria do Esporte no link
Mais
Calor e período chuvoso aumentam risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue em Pato Branco
Falta de estrutura nos ginásios de Pato Branco gera críticas durante os Jogos da Juventude
Corpo de Bombeiros de Pato Branco é homenageado na Câmara de Vereadores