Vigilância Sanitária segue orientações da Sesa sobre intoxicação por metanol

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco segue atenta à situação nacional sobre os casos de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica, e vem realizando ações preventivas e de fiscalização. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Tatiany Amorim, enfatizou que o órgão segue as orientações da Nota Técnica Conjunta Nº 11/2025, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), para atendimento e notificação de casos de intoxicação por metanol.

Neste domingo (12), a Sesa atualizou as informações sobre os casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no Paraná. Apenas no domingo, foram notificados três casos suspeitos: uma mulher de 41 anos, um homem de 20 anos e um homem de 55 anos, todos de Curitiba. O metanol é um solvente altamente tóxico, utilizado em produtos industriais. A toxicidade decorre da biotransformação hepática na formação de formaldeído e ácido fórmico, responsáveis pela toxicidade. A intoxicação pode ocorrer por ingestão, inalação ou absorção cutânea.

Segundo a nota da Sesa, os casos de intoxicação exógena, inclusive por metanol, são de notificação compulsória, mas não imediata. Em caso de intoxicação exógena, após a ingestão de bebida alcóolica o paciente pode apresentar, após 12 horas, persistência ou piora de sintomas compatíveis de embriaguez, acompanhado de desconforto gástrico ou quadro de gastrite; manifestações visuais, incluindo visão turva, borrada, escotomas ou alterações na acuidade visual.

O caso poderá ser confirmado se houver sinais clínicos característicos graves, como rebaixamento de consciência, convulsões, coma, alterações visuais persistentes (cegueira, escotoma central, atrofia óptica); exame laboratorial compatível com acidose metabólica e dosagem sérica de metanol positiva. Ao todo, o Paraná registrou 15 notificações, sendo três confirmados, nove descartados e três suspeitos em investigação. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que todas as notificações de casos suspeitos estão sendo tratadas com a devida celeridade e seguindo o protocolo de investigação e confirmação.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube