O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), contratou a implantação do lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco, na região Sudoeste. O investimento será de R$ 148.900.000,00.
“Terminamos recentemente o concreto da PRC-280 de Pato Branco a Clevelândia e, em breve, vamos inaugurar essa restauração da rodovia. E logo na sequência teremos essa nova obra em Pato Branco, quase juntas uma na outra, mais um grande investimento no município e região, dessa vez para retirar o tráfego de caminhões de dentro de Pato Branco, proporcionando mais qualidade de vida para os habitantes e segurança para todos”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
Segundo o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, a Ordem de Serviço estabelecendo a data de início das atividades será emitida em breve. “Os primeiros seis meses serão dedicadas à elaboração do projeto de engenharia da obra, com atividades de campo e análises, entre outras ações. Após aprovação deste material pelo DER, vamos autorizar o início dos serviços no trecho, provavelmente no começo de 2026”, explicou Furiatti. O prazo total do contrato é de 900 dias (30 meses).
A obra prevê a pavimentação de um novo trecho de 14,34 quilômetros da PR-916, o Contorno Noroeste de Pato Branco, iniciando na rotatória no entroncamento com a PR-493 e seguindo até a PRC-158. A pista será de pavimento asfáltico, com duas faixas de tráfego de 3,6 metros de largura, e acostamentos de 3 metros em ambas as laterais. Também serão implantadas terceiras-faixas nos trecho. Ainda será construído um viaduto no entroncamento com a PRC-158, no final do contorno, e uma interseção em nível no entroncamento com a Estrada Irineu Bertani, acesso para o aeroporto municipal.
O trecho também receberá um sistema de drenagem de águas da chuva e dispositivos para lidar com os cursos d’água na região, como bueiros, pontilhões e galerias; nova sinalização horizontal, sinalização vertical e a implantação de dispositivos de segurança viária, além de serviços complementares, como o plantio de vegetação nos espaços próximos à pista.
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