O Sebrae/PR, em parceria com o Núcleo do Empreendedor Jovem (NEJ) da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB), promoveu na noite da última terça-feira (20), em Pato Branco, um workshop com o tema “Investimentos em Startups – como escolher o modelo ideal”. O evento reuniu mais de 50 empreendedores de toda a região, incluindo quem deseja investir em um novo negócio e quem procura um investidor para a sua startup.
O workshop contou com a palestra de Carlos Klein, diretor de investimentos e cofundador da Ventiur Smart Capital – aceleradora de startups. Ele falou sobre os desafios da área, como o empreendedor ou investidor pode se preparar para tomar a melhor decisão e que aspectos são mais importantes neste momento.“Essa noite compartilhamos um pouco da nossa experiência com investimentos, falamos sobre modalidades, riscos, características e que, muitas vezes, a taxa de sucesso em relação às startups é baixa”, comenta Carlos.
Ele lembrou, também, que é preciso que os empreendedores amadureçam e compreendam a importância que isso tem para o investidor. “O que os empreendedores muitas vezes não entendem é que isso é um investimento e que se busca o retorno sobre ele. Atualmente, a maioria tem dificuldades de ter esse compromisso moral, de fazer o trabalho bem-feito. O que mais vemos são pessoas empregando muito mal o dinheiro dos outros”, acrescenta o diretor da Ventiur Smart Capital.
Carlos destacou ainda como a Ventiur Smart Capital olha para as startups e qual a possibilidade de investir nelas. “Quanto mais em estágio inicial a empresa, mais ela precisa de ajuda do que de dinheiro. Eu olho muito para as pessoas nesse caso, porque a gente não tem um histórico de resultado para analisar. Quanto mais para frente a empresa, mais conseguimos avaliar números. Isso, claro, sem deixar de olhar para as pessoas.”

Ações de planejamento
Consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira explica que o evento integra as ações que compõem o planejamento do Conselho Municipal de Inovação de Pato Branco. “O evento hoje vai ao encontro do que buscamos, que é aumentar o diálogo e as possibilidades de investimentos em inovação. Essa é uma pauta muito importante em que o Sebrae tem atuado, o fomento a essa cultura do investimento e o aumento da maturidade das startups para que se tornem mais atrativas para os investidores. Outros dois eventos estão planejados para o ano com foco na formação de investidores”, acrescenta Elizandro.
NEJ
A presidente do NEJ, Marcieli Bugoni, pontua que a ideia do evento surgiu a partir da necessidade dos empreendedores. “Falar sobre investimentos é um assunto que faz parte do dia a dia do empreendedor. Então, identificamos essa necessidade e conversamos com o Sebrae no intuito de realizar algumas ações como essa, promovendo encontros entre aqueles que precisam receber investimentos e quem deseja investir. Para os nossos nucleados é uma oportunidade, também, de compreender que aspectos o investidor leva em consideração na hora de realizar o investimento”, conclui Marcieli.
Mais
Pato Branco inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Cardiologistas realizam procedimento inédito na região sudoeste do Paraná
Estado ajuda mais 199 famílias de Palmas a conquistarem a casa própria