O curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foi nota máxima (conceito 5) na avaliação do Ministério da Educação. No período de 7 a 9 de maio, o curso foi avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a confirmação da nota de excelência no reconhecimento do curso foi divulgada no dia 15 de maio. O resultado destaca a qualidade do projeto pedagógico, alinhado a princípios como inclusão, diversidade, gestão democrática e compromisso com a transformação social.
O curso foi avaliado a partir de três dimensões: organização didático-pedagógica do curso (19 indicadores), corpo docente (9 indicadores) e infraestrutura (8 indicadores). “De uma maneira geral o curso foi muito bem avaliado em todas as dimensões, especialmente com relação à estrutura física, a formação dos professores que atuam no curso e a qualidade das ações desenvolvidas”, explicou o coordenador, professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia.
Considerada a mais alta na escala de avaliação do MEC, a nota 5 representa um excelente indicativo de qualidade, conforme destacou Garcia: “Essa é uma importante indicação de que o curso está no caminho certo e que estamos respondendo bem às demandas regionais. O curso de Pedagogia demonstra assim o seu compromisso com a formação de professores e pedagogos comprometidos com uma educação de qualidade, inclusiva, democrática e mais igualitária”.
A parceria com as escolas da Educação Básica também permitiu fomentar as atividades de extensão, assim os estudantes, desde o início da formação, já estão em contato prático com o contexto escolar. “Esse envolvimento permite o desenvolvimento de projetos de extensão, além de pesquisas e ensino que buscam estimular a reflexão crítica e a construção da identidade docente dos acadêmicos”, apontou Garcia.
Para o diretor do Campus Realeza, professor Marcos Antônio Beal, a nota máxima atribuída ao curso de Pedagogia representa não apenas uma conquista acadêmica, mas o reflexo da missão institucional da UFFS em relação à formação de professores. “Essa não foi uma avaliação qualquer: dos 36 indicadores avaliados nas três dimensões — organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura — alcançamos nota máxima em 35 deles, o que demonstra um padrão de qualidade excepcional e consolidado. Essa nota reflete o compromisso sólido da UFFS com a formação de professores e com a educação pública do país como um instrumento fundamental de transformação social”, reforçou.
Sobre o curso da Pedagogia
Criado em 2021, o curso de Pedagogia da UFFS – Campus Realeza é presencial. As aulas são no período noturno, sendo disponibilizadas 20 vagas para entrada anual de estudantes. O curso tem duração de cinco anos. A seleção de estudantes ocorre pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), com a utilização da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições para o ENEM 2025 serão de 26 de maio a 6 de junho e devem ser realizadas, exclusivamente, pela Página do Participante, no site do Inep (enem.inep.gov.br/participante
Além disso, o perfil do egresso é marcado pela preparação para atuar em múltiplas frentes da Educação Básica pública: como docente na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, na gestão escolar, coordenação pedagógica e na produção de conhecimento. O curso integra teoria e prática, formando profissionais críticos, capazes de promover alfabetização, inclusão, educação ambiental e diálogo com as realidades socioculturais locais, incluindo contextos de fronteira e diversidade étnico-racial.
Mais
Pato Branco sanciona lei que obriga exibição de vídeos contra a violência à mulher nos cinemas
Superlotação no UPA: Desafios, Soluções e a Importância da Vacinação
Ameaça às APAEs: Entenda os Impactos da ADI 7796 e a Mobilização em Defesa da Educação Inclusiva