A Polícia Científica do Paraná (PCP) ganhou o reforço de 132 novos técnicos de perícia na tarde desta quarta-feira (07). Eles deverão compor o efetivo de todo o Estado a partir da próxima sexta (09). Os profissionais foram aprovados no concurso público realizado em 2023 e convocados em dezembro de 2024. A solenidade de formatura do Curso de Formação dos novos Técnicos de Perícia Oficial foi realizada em Curitiba.
“A Polícia Científica, no início da gestão do governador Ratinho Junior, tinha 162 peritos e hoje tem 426, um aumento de 162%. Também eram 84 técnicos e hoje temos 248, aumento de 195%. E já foi autorizada uma previsão para a contratação de mais 70 técnicos e 100 peritos. Isso é evolução e respeito do Governo do Estado para com a Segurança Pública e com a Polícia Científica do Paraná”, disse o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira.
Os 132 novos técnicos se formam em duas turmas. Na Turma Leonel Letnar Júnior foram 27 técnicos e na Turma Camilla Borges Gazolla, 105 integrantes. Ao todo, o curso durou três meses em que os estudantes tiveram aulas de Introdução à Medicina Legal; Balística Forense; Cadeia de Custódia Interna; Condução Veicular; Atendimento Pré-Hospitalar; Biossegurança; Manuseio de arma de fogo; Técnicas de Necrópsia, entre outras.
“A formação desses novos técnicos representa não apenas um avanço quantitativo, mas, sobretudo, uma elevação qualitativa da nossa capacidade pericial”, afirmou o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki.
“Eles ingressam numa instituição que tem como pilares a ciência, a ética e a verdade e, por isso mesmo, carregam a responsabilidade de transformar evidências em provas com rigor técnico e compromisso com a Justiça. Estamos formando não apenas profissionais, mas técnicos preparados para contribuir com excelência e responsabilidade no fortalecimento da ciência forense no Brasil”, destacou.
Coordenado pela Academia de Ciências Forense (ACF), este foi o primeiro curso para técnicos de perícia da instituição. A Academia atua desde 2019 no ensino, pesquisa e proficiência da Polícia Científica do Paraná, sendo a responsável pela formação técnica, científica e profissional dos Peritos Oficiais e Técnicos de Perícia.
Mais
Consulta: Emenda orçamentária impositiva não é absoluta e está sujeita a restrições
Saúde confirma dois casos autóctones de febre Oropouche no Paraná
Legislativo realiza sessão ordinária