Resultados de auditoria no Programa Nacional de Imunizações serão apresentados dia 29

Os resultados de auditoria realizada em 2024 por 21 Tribunais de Contas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde serão apresentados na próxima terça-feira (29 de abril), das 10 às 12 horas, em um seminário online. O evento telepresencial será transmitido pelo canal do Tribunal de Contas da União (TCU) no YouTube. A inscrição deve ser feita neste link. O objetivo da auditoria nacional coordenada, realizada pela Rede Integrar de Fiscalização de Políticas Públicas Descentralizadas, foi contribuir para a recuperação dos índices de cobertura vacinal no Brasil, que apresentam queda desde 2016. Coordenada pelo TCU, a auditoria foi integrada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e outras 19 Cortes de Contas.

No Paraná, a fiscalização foi realizada na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) e em quatro municípios: Ibiporã, Irati, Paranaguá e Pato Branco. O trabalho foi executado pela equipe da Primeira Inspetoria de Controle Externo, que tem como superintendente o conselheiro Augustinho Zucchi. A 1ª ICE é a unidade técnica do Tribunal atualmente responsável pela fiscalização da área temática Saúde e Gestão Ambiental na esfera estadual. A fiscalização resultou na emissão de recomendações aos fiscalizados das esferas estadual e municipal, por meio do Processo nº 124389/25, aprovado pelo Tribunal Pleno em 27 de março.

No evento do dia 29 será apresentado o Sumário Executivo da auditoria coordenada, que avaliou a gestão do PNI nos três níveis de governo em todo o país, relativamente aos anos de 2022 e 2023. O público-alvo são representantes do Ministério da Saúde, dos Tribunais de Contas, controladorias estaduais e entidades relacionadas à gestão da saúde pública.

Rede Integrar

Instituída em 2021, a Rede Integrar de Fiscalização de Políticas Públicas Descentralizadas é formada pelos TCs brasileiros e busca unir essas cortes em ações coordenadas de controle externo, para a fiscalização de políticas públicas que envolvem recursos oriundos de mais de uma esfera da federação. O planejamento conjunto de ações favorece a organização de atividades ao longo do ano, considerando a capacidade operacional de cada Tribunal. A Rede Integrar é resultado de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o TCU e os TCs que aderiram à iniciativa.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube