A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e associação para o tráfico. A ação aconteceu nesta sexta-feira (11) em Pato Branco, Dois Vizinhos, Barracão e Coronel Vivida, no Sudoeste do Estado. A operação contou com o apoio operacional da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e teve como objetivo o cumprimento de 30 ordens judiciais, sendo 10 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão. Um helicóptero da PCPR prestou apoio no cumprimento dos mandados.
A ação resultou na apreensão de aproximadamente 198 gramas de cocaína, 168 gramas de maconha, 17 gramas de crack, diversas munições e uma arma de fogo de uso restrito. “Os 10 investigados pela organização criminosa foram presos preventivamente, sendo dois deles também autuados em flagrante por crimes relacionados à Lei de Drogas e Lei de Armas. Além disso, também foram presas cinco pessoas em flagrante e apreendidos dois adolescentes pela prática do crime”, explica.
Todos os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário. Os adolescentes foram levados ao Centro de Socioeducação (CENSE). Conforme o delegado da PCPR Eder Alves, a ação é um desdobramento de uma operação deflagrada em outubro de 2024, quando foram cumpridas buscas domiciliares nas residências vinculadas a integrantes do grupo criminoso, tendo como resultado a apreensão de drogas e armas de fogo.
Na ocasião, foram apreendidos celulares que foram submetidos à perícia técnica e permitiram avançar nas investigações, identificando outros membros da associação para o tráfico e o papel de cada um na organização criminosa.
Mais
MP recomenda manutenção dos atendimentos de urgência durante greve da saúde em Pato Branco
Vereadora Thania Caminski cobra soluções para problemas de saneamento e de proteção animal
O Valor do Diálogo na Política Municipal: Reflexões sobre Insalubridade e Gestão Pública em Pato Branco