O município de Capanema, no Sudoeste do Paraná, foi o primeiro a receber capacitação sobre as atualizações do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família. O encontro, realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), aconteceu de quarta a sexta-feira (26 a 28). Ao todo serão cinco encontros regionais: além de Capanema, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), Cornélio Procópio (Norte), Cianorte (Noroeste) e Guarapuava (Central). Ministrada pela equipe técnica da Sedef, a formação tem como objetivo capacitar gestores e profissionais que atuam diretamente no atendimento à população, garantindo que as famílias em situação de vulnerabilidade social possam acessar os benefícios e serviços de forma eficiente e integrada.
CONHECIMENTO TÉCNICO – A série de encontros, iniciada março, prossegue em abril e maio e tem como foco aprimorar o conhecimento técnico sobre os processos de inscrição, atualização cadastral e os critérios de elegibilidade para o Cadastro Único, ferramenta essencial para o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família. A iniciativa quer equiparar as ações nos municípios, devido a mudanças de sistema ocorridas nos últimos tempos.
A estimativa é que mais de 450 técnicos municipais responsáveis pelo CadÚnico e Bolsa Família participem das capacitações regionais. Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, as atualizações dos profissionais são essenciais para o fortalecimento da política pública do Estado. “Temos muitos resultados positivos para comemorar e isso só é possível graças à união de esforços com os municípios”, afirmou Carboni. “As atualizações dão o embasamento teórico essencial para o fortalecimento da política, resultando assim em melhor atendimento à população”, destacou.
CONTEÚDO – Os cursos abordam desde a atualização de dados, novos sistemas, uso adequado das plataformas de gestão do Bolsa Família, além de orientações sobre a revisão dos critérios de elegibilidade. A capacitação é realizada em formato presencial, com a participação de técnicos da Sedef, que compartilharão seu conhecimento e experiência, oferecendo informações detalhadas sobre os procedimentos corretos para o cadastramento, a revisão cadastral e a inscrição de novos beneficiários.
Além disso, os profissionais dos municípios terão a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com os especialistas e realizar exercícios práticos para melhorar a aplicabilidade do conteúdo no dia a dia de trabalho. As inscrições devem ser feitas por meio do site da Escola de Gestão.
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