Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (26), foram aprovadas em votações únicas, duas Moções de Apoio e duas Moções de Aplauso, entre elas, Moção de Apoio para a criação do Comando Regional de Policiamento do Interior (CRPM). Em segunda votação, aprovado o Refis Pato Branco 2025 e o projeto segue para sanção do Executivo. Ainda, foram apresentados e aprovados 13 requerimentos e 18 indicações.
PSS para contratação de Professor de Apoio e Professor Tradutor e Intérprete em Libras
Em regime de urgência, passa a tramitar pela Casa, o Projeto de Lei Ordinária nº 57, de 2025, de autoria do Executivo, que visa autorizar a contratação temporária, por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), de Professor de Apoio (200 vagas) e Professor Tradutor e Intérprete em Libras (10 vagas), com atuação de 20h. Os professores serão destinados ao atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista, deficientes físicos, auditivos e visuais, conforme exigência prevista nas Leis Federais nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, e nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
Como os vereadores acataram o pedido de regime de urgência solicitado pelo Executivo, o Projeto tem o prazo de 30 dias para ser apreciado, sendo que as três Comissões Permanentes da Casa – de Justiça e Redação (CJR), de Orçamento e Finanças (COF) e de Políticas Públicas (CPP), têm o prazo de 10 dias úteis para emissão dos pareceres, a partir da aprovação da solicitação do regime de urgência, realizada nesta Sessão Ordinária.
Votação única
De autoria da Casa, foram aprovadas em votações únicas, duas Moções de Apoio e duas Moções de Aplauso.
Moção de Apoio ao Comando Regional de Policiamento do Interior (CRPM), no Sudoeste do Paraná
A ser enviada ao Comando Regional de Policiamento do Interior (CRPM), no Sudoeste do Paraná, a qual visa fortalecer a segurança pública, resolver a questão da falta de efetivo e garantir maior eficiência no atendimento à população dos 42 municípios do Sudoeste do Paraná, foi aprovada a Moção de Apoio nº 1, de 2025. “A segurança pública é um direito e responsabilidade de todos, sendo dever do Estado garantir a ordem, conforme o artigo 144 da Constituição. O Sudoeste do Paraná, vinculado ao 5º CRPM, abrange 94 municípios e mais de 2,1 milhões de habitantes, sobrecarregando a estrutura policial. A falta de efetivo compromete a resposta às demandas da população, aumentando a vulnerabilidade. A criação de um Comando Regional específico para a região resolveria essa escassez, permitindo melhor distribuição e presença policial. A descentralização fortaleceria a segurança e contribuiria para o combate à criminalidade. Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Apoio à criação do CRPM no Sudoeste.”
Moção de Apoio aos Gabinetes das Presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados
A Moção de Apoio nº 2, de 2025, será enviada aos Gabinetes das Presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, manifestando o posicionamento da Câmara Municipal de Pato Branco em defesa do direito à vida e em apoio à tramitação e aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2025 e do Projeto de Lei nº 1904/2024. “Nos últimos anos, a legalização do aborto, incluindo até os estágios finais da gestação, tem ganhado força mundialmente, contrariando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que assegura o direito à vida. A Resolução nº 258/2024 do CONANDA determina o encaminhamento compulsório de gestantes menores de 14 anos a serviços de aborto, sem consentimento dos pais. Em resposta, apoia-se o Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2025, que visa sustar os efeitos dessa resolução. Também se apoia o Projeto de Lei nº 1904/2024, que tipifica como homicídio a interrupção de gestação de fetos viáveis. Tais propostas refletem a posição majoritária da população brasileira, contrária à ampliação do aborto.”
Moção de Aplauso pela celebração dos 35 anos da Viasoft
A ser concedida à empresa Viasoft, que neste mês de março celebra 35 anos de uma trajetória marcada pela inovação, crescimento e transformação no setor de tecnologia e gestão empresarial, foi aprovada a Moção de Aplauso nº 4, de 2025.
“Fundada em 1990, por Itamir Viola e Roberto Elias da Silva em Pato Branco, a Viasoft começou com recursos limitados, mas com a visão de transformar a realidade das empresas locais por meio da tecnologia. A empresa se consolidou como referência em software de gestão, expandindo suas soluções para diversos setores, como agronegócio, logística e indústria. Hoje, com mais de 600 colaboradores, atende milhares de empresas em todo o Brasil, contribuindo para a modernização do mercado empresarial. O compromisso com a inovação reflete-se na transformação digital e no impacto positivo no setor. Por isso, a Câmara Municipal reconhece e aplaude a contribuição da Viasoft para o desenvolvimento tecnológico e empresarial do país.”
Moção de Aplauso para o Unimater, pelo 10° aniversário do Curso de Agronomia
A Moção de Aplauso nº 5, de 2025, será concedida ao UNIMATER pelo seu 10° aniversário do Curso de Agronomia, celebrando uma década de compromisso com a formação de profissionais qualificados e com o desenvolvimento agrícola da região. “O curso de Agronomia da UNIMATER teve início em 2013, com a nomeação do coordenador Prof. MSc. Vicente Lucio Michaliszyn e a autorização do Ministério da Educação, em 2014. Com turmas diurnas e noturnas, o curso atendeu à grande demanda regional, iniciando as atividades em 2015, com 120 alunos. Aulas de campo e práticas na UDC e em propriedades rurais sempre foram prioridade. Em 2015, ocorreram a Aula Inaugural e a 1ª Semana Acadêmica, que hoje chega à sua 10ª edição. O curso também promoveu o I Arena Mater Dei, discutindo os desafios da profissão. Com isso, a Câmara Municipal parabeniza o curso pelos 10 anos de excelência acadêmica.”
Segunda votação
Lei Aldir Blanc
De autoria do Executivo, foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 36, de 2025, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 432.436,69, junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. De acordo com Projeto, “o recurso foi recebido pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, que instituiu Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, e será repassado aos artistas locais”.
Refis Pato Branco 2025
Também de autoria do Executivo e em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 37, de 2025, instituindo o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) Pato Branco 2025, “destinado à regularização de créditos tributários e não tributários inadimplidos por pessoas físicas ou jurídicas”.
Instituto Gerar
Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 17, de 2025, “alterando dispositivo da Lei nº 6.328, de 15 de agosto de 2024, que declarou de utilidade pública municipal o Instituto Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (Gerar), de Pato Branco”. O Projeto, de autoria dos vereadores Alexandre Zoche (PRD), Anne Gomes (PSD), Claudemir Zanco (PL), Diogo Grando (PRD), Eduardo Dala Costa (Republicanos), Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP), Rafael Foss (União Brasil) e Thania Caminski (PP), altera o CNPJ da entidade, da matriz para a filial de Pato Branco.
Mais
Mel de Capanema busca Indicação Geográfica por Denominação de Origem
PCPR prende três pessoas suspeitas de homicídio ocorrido em Palmas
PCPR prende homem por dupla tentativa de homicídio ocorrida em Pato Branco