Em Sessão Extraordinária, realizada nesta terça-feira (18), os vereadores reuniram-se para aprovar, em primeiras votações, os projetos para reposição salarial dos servidores e empregados públicos municipais, ativos e inativos, e dos membros do Conselho Tutelar, na data-base de março de 2025.
De autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 48, de 2025, autorizando a reposição anual aos servidores e empregados públicos municipais, ativos e inativos, e aos membros do Conselho Tutelar. De acordo com o Projeto, a porcentagem da reposição será de 4,87%, calculado de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulada no período anual compreendido de março de 2024 à fevereiro de 2025.
O mesmo cálculo é aplicado para os servidores do Legislativo, onde, por meio Projeto de Lei nº 49, de 2025, de autoria da Mesa Diretora – presidente, Lindomar Brandão (PP); vice-presidente, Alexandre Zoche (PRD); primeira-secretária, Anne Gomes (PSD); e segundo-secretário, Rafael Foss (União Brasil) – o mesmo valor foi aprovado, também em primeira votação.
Os Projetos foram protocolados na Casa em 14 de março (sexta-feira), em regime de urgência, e lidos na Sessão Ordinária da segunda-feira (17). Visando dar agilidade no processo, para que fosse possível aplicar a reposição já na folha de março, o presidente da Casa, vereador Lindomar Brandão (PP), sugeriu e os vereadores acataram, que fossem suspensos os trabalhos, durante a Sessão Ordinária, para que as Comissões de Orçamento e Finanças (COF) e Justiça e Redação (CJR) pudessem se reunir e emitir os pareceres dos projetos.
Com eles aptos, foi convocada a Sessão Extraordinária, para a tarde desta terça-feira, quando os projetos foram aprovados em primeiras votações. A seguir, os vereadores foram convocados para uma nova Sessão Extraordinária, na tarde de quarta-feira (19), para os projetos serem votados em segundas votações. Os projetos não podem ser votados na Sessão Ordinária da quarta-feira, pois a mesma se inicia às 13h30, e é necessário respeitar o interstício de 24 horas para as convocações de sessões para votações de projetos.
Mais
Setembro Vermelho alerta para a prevenção de doenças vasculares, responsáveis por cerca de 400 mil mortes por ano no Brasil
MP recomenda manutenção dos atendimentos de urgência durante greve da saúde em Pato Branco
Vereadora Thania Caminski cobra soluções para problemas de saneamento e de proteção animal