Na última semana, a vereadora Anne Gomes (PSD) assumiu a Procuradoria da Mulher e a vereadora Thania Caminski (PP) assumiu a Procuradoria Especial da Defesa, Proteção e Direitos dos Animais. Ambas foram nomeadas pelo presidente da Casa, vereador Lindomar Brandão (PP), e atuarão no mesmo período da Mesa Diretora.
Procuradoria Especial da Defesa, Proteção e Direitos dos Animais
A vereadora Thania, já conhecida por sua atuação da causa animal, reafirmou seu compromisso ao ser nomeada Procuradora Especial da Defesa, Proteção e Direitos dos Animais. “Fico muito feliz e emocionada em assumir a Procuradoria da Causa Animal e a população pode continuar a contar com meu trabalho e dedicação”. Para auxiliar nas atividades, a Procuradoria recebeu um aparelho celular, com um número dedicado exclusivamente para os atendimentos, o (46) 99116-1454.
“Com este contato, a população passa a ter um canal gratuito para auxiliar na busca por soluções junto aos órgãos competentes. Assim, quando uma denúncia for feita, mas não foi resolvida a Procuradoria deve ser informada, para acompanhar o atendimento e fiscalizar a demanda. Vamos trabalhar sempre em parceria com os demais envolvidos com a causa animal, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia. Nossa intenção também é promover ações de conscientização e, ainda, orientações sobre proteção animal, para isso, também solicitamos um espaço junto à Câmara de Vereadores, para que possamos realizar o atendimento da população”, explicou Thania.
Procuradoria da Mulher
Após sua nomeação, Anne explicou que a Procuradoria da Mulher deve ser um espaço de escuta e acolhimento, atuando na análise e encaminhamento de demandas aos órgãos competentes, fortalecendo a articulação com a rede de proteção e promovendo ações de orientação, campanhas educativas, projetos, monitoramento e fiscalização, garantindo a efetivação dos direitos das mulheres. Durante a apresentação do plano de trabalho, para 2025, a procuradora ressaltou a importância da articulação com a rede de proteção, para estabelecer protocolos e fluxos de atendimentos mais claros e eficazes, garantindo ampla divulgação dessas diretrizes. Neste momento, também foi lançado o projeto “Pato Branco projetado por Elas”, que tem como objetivo criar um diagnóstico participativo sobre como as mulheres imaginam e projetariam a cidade, identificando demandas e sugestões para a melhoria dos espaços públicos e políticas locais. O projeto será desenvolvido em parceria com entidades, órgãos públicos e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
“Quando indicada para o cargo, solicitei uma sala exclusiva para a Procuradoria da Mulher, e o presidente da Casa nos atendeu. Agora temos um ambiente estruturado e acolhedor, que também conta com elementos lúdicos, para recebermos as crianças que acompanham as mulheres”, destacou Anne. “Com essas iniciativas, a Procuradoria da Mulher se estabelece como um espaço essencial para garantir direitos, ampliar a participação feminina e fortalecer as políticas existentes”, finalizou.
O presidente da Casa, em sua fala durante a posse das procuradoras, assumiu o compromisso de apoiar todas as ações desenvolvidas. “Vamos colaborar em tudo que nos for solicitado e for possível de ser realizado, tanto em estrutura, como foi o caso da solicitação da Procuradora da Mulher, quanto em mais agilidade nos serviços, como o canal exclusivo para atendimento de demandas da Procuradoria da Causa Animal, solicitado pela Thania”, afirmou ele.
Mais
Prefeitura de Pato Branco realiza Audiência Pública sobre Programa de Asfalto Rural
Vigilância Sanitária de Pato Branco apreende alimentos com validades vencidas
Setembro Vermelho alerta para a prevenção de doenças vasculares, responsáveis por cerca de 400 mil mortes por ano no Brasil