O município de Pato Branco oficializou, na manhã desta sexta-feira (13), a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). O prefeito, Robson Cantu, acompanhado pela secretária municipal de Agricultura, Vanessa Zanon, recebeu o certificado das mãos do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O Susaf é uma conquista de todos, resultado de um trabalho de quatro anos em parceria entre o município, IDR, Seab, Vigilância Sanitária, Sebrae e as agroindústrias”, celebrou a secretária de Agricultura, Vanessa Zanon.
“O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Pato Branco foi criado em 1997. Em 23 de novembro de 2022, foi aprovada a Lei Municipal que regulamenta o serviço. Agora, com a adesão ao Susaf, possibilitamos que nossas agroindústrias devidamente registradas possam comercializar seus produtos em todo o Estado, aumentando a renda familiar e ampliando a cadeia produtiva”, explicou Vanessa.
Quatro agroindústrias de pato-branquenses já estão em processo de indicação para obter o selo Susaf/PR: Sítio Lora Embutidos, Embutidos Procópio, Apiário Jataí e Pesque e Pague Preisler. A agroindústria Pescados União, já foi indicada e receberá o selo de certificação nos próximos dias. “É uma conquista muito importante para o nosso município, pois esses produtos levarão o nome de Pato Branco para todo o Estado. Além disso, é um avanço para o desenvolvimento, já que fortalecerá nossa economia. Parabéns às empresas que já estão aptas”, destacou o prefeito Robson Cantu.
O Susaf/PR elimina entraves burocráticos que impediam que produtos alimentícios e derivados, com qualidade e segurança higiênico-sanitária comprovadas, fossem comercializados fora dos limites locais. Com a adesão ao sistema, os municípios podem indicar as pequenas agroindústrias locais que atendem às normas sanitárias, permitindo que ampliem seu potencial de vendas para todo o Estado.
Mais
PCPR prende homem investigado por extorsão virtual ocorrida em Francisco Beltrão
Evento em Pato Branco reúne centenas de líderes rurais do Sudoeste
Julho Amarelo reforça estratégias de enfrentamento às hepatites virais no Paraná