O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Mangueirinha, ofereceu denúncia criminal contra o ex-secretário municipal de Saúde (afastado cautelarmente do cargo a pedido do MPPR), o dono de um laboratório e três servidores vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, envolvidos em ilícitos investigados na Operação Assepsia. A denúncia já foi recebida pelo Judiciário.
A Operação Assepsia investigou a prática de ilícitos cometidos de janeiro de 2019 a novembro de 2023 por um grupo criminoso instalado na Secretaria de Saúde de Mangueirinha. Conforme as apurações, que começaram em janeiro de 2021, um laboratório da cidade teria recebido valores indevidos por serviços nunca prestados, por meio de centenas de exames falsos (especialmente de dengue e Covid-19) em nome de pacientes que nunca os fizeram nem deles necessitaram. Foram pelo menos 417 exames falsos requisitados pelo grupo.
Os réus foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica (cometido 417 vezes) e peculato (cometido 165 vezes), todos em concurso material (prática de vários crimes pelo mesmo agente, com aplicação cumulativa das penas).

Mais
Alzheimer antes dos 60? Saiba quais sinais de perda de memória merecem investigação
Gestão dos RPPS será tema de oficina do TCE-PR em Francisco Beltrão
Zona Sul de Pato Branco terá novo Parque Linear com áreas de esporte e lazer