O Município de Nova Prata do Iguaçu revogou o Pregão Eletrônico nº 53/2023, cujo objetivo era a aquisição de micro-ônibus zero quilômetro, modelo escolar rural, para uso da Secretaria Municipal de Educação e demais necessidades da administração desse município da Região Sudoeste do Paraná. O valor máximo do certame era de R$ 530.662,50.
A licitação havia sido suspensa em 19 de junho, por medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitida pelo conselheiro Durval Amaral. Na ocasião, o TCE-PR atendeu Representação da Lei nº 8.666/93 formulada pela empresa Rodo Oeste Veículos e Peças Ltda.
A representante alegou que o edital do pregão exigia que o veículo ofertado pelos licitantes tivesse motor acima de 160 cavalos; ar-condicionado de teto traseiro com o mínimo 90.000 BTU/H, pneus 235/75, para-brisas bipartido e difusor de ar-condicionado individual; em prejuízo à competitividade da licitação.
Ao atender à representação, o conselheiro considerou que, embora seja permitida a previsão de especificações razoáveis para garantir que o objeto adquirido possua as condições necessárias ao fim a que se destina, o município não apresentou motivos de ordem econômica e técnica embasados em estudos, relatórios ou pareceres, para justificar a necessidade dessas especificações técnicas.
Após a homologação do despacho pelo Tribunal Pleno do TCE-PR, no dia 21 de junho, por meio do Acórdão nº 1.635/23, o município comprovou a revogação do certame. Na instrução, a Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) opinou pela extinção do processo sem resolução de mérito, em razão da perda superveniente do objeto da representação. O Ministério Público de Contas (MPC-PR) seguiu o entendimento da CGM.
Decisão
Em seu voto, o relator seguiu o entendimento manifestado pela CGM e pelo MPC-PR. Os demais membros do órgão colegiado do TCE-PR acompanharam o voto do relator por unanimidade, na Sessão de Plenário Virtual nº 19/23 do Tribunal Pleno, concluída em 11 de outubro. Cabe recurso contra a decisão expressa no Acórdão nº 3221/23 – Tribunal Pleno, disponibilizado em 25 de outubro na edição nº 3.090 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Mais
Estado anuncia R$ 202 milhões para recape asfáltico em 42 municípios do Sudoeste
Governo prorroga até 2026 prazo para pedido de ressarcimento do INSS
Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar