Para desenvolver as capacitações, foi realizado, inicialmente, um checklist para verificar as condições higiênico-sanitárias de cada um dos locais, o que será finalizado neste mês. Dessa forma, os treinamentos deverão iniciar no mês de julho e atenderão as especificidades de cada Cmei e escola. As ações são desenvolvidas por acadêmicos do curso de Nutrição da UFFS, em parceria com a nutricionista do município responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, Mayara Borsa.
A professora da UFFS e uma das coordenadoras da atividade, Elis Carolina de Souza Fatel, fala sobre a importância da adoção das medidas para garantir a qualidade higiênico-sanitária. “As doenças provenientes de alimentos contaminados se constituem em um problema de saúde pública, por isso a importância de se seguir as orientações e a legislação em vigor sobre boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos. A partir disso, é possível assegurar que os alimentos estejam livres de contaminantes físicos, químicos e biológicos, além de estarem em conformidade com as necessidades nutricionais e expectativas dos consumidores”, detalhou.
Além das escolas, o projeto também planeja estender as atividades para estabelecimentos comerciais de Realeza, como bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e produtores da agricultura familiar. Para isso, foi formada a parceria com a Vigilância Sanitária do município, contando com a colaboração das servidoras Camila Eduarda Viana e Vitória Karolini Betim Fieldkircher Caus. Os primeiros treinamentos devem ser realizados no mês de agosto.
O projeto de boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos existe desde 2013, porém passou a integrar o novo Programa de Extensão CapacitaNutri da UFFS. Desde o ano de 2022, foram atendidos 22 estabelecimentos, com a realização de aproximadamente 100 capacitações de manipuladores de alimentos. Vinculado ao CapacitaNutri também está o projeto de rotulagem de alimentos que auxilia produtores rurais e pequenas empresas a obterem a tabela de informação nutricional dos alimentos que produzem.
Mais
Jovens Empreendedores e o Impacto da Reforma Tributária: O Feirão do Imposto em Pato Branco
A Importância do Planejamento Urbano e de Projetos Estruturados para o Desenvolvimento de Pato Branco
Revitalização do Parque Cecília Cardoso conta com ponte de alvenaria no lago e plantio de árvores