O Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran), recomenda e alerta a atenção dos pais ao contratar o transporte escolar para os filhos. O veículo de transporte escolar deve atender aos requisitos de segurança obrigatórios. Os pais devem observar se o veículo está devidamente autorizado pelo órgão responsável do município para transportar alunos, o que significa dizer que todos os itens de segurança foram vistoriados e se atestou as condições de funcionamento.
Os veículos, devidamente regulares, passam por vistorias trimestrais e possuem os selos de vistoria fixado na parte interna do para-brisa. A vistoria observa todos os itens e acessórios veiculares que precisam estar adequados aos padrões de segurança para fazer esse tipo de transporte. São verificados os pneus, sistema de freios e suspensão, presença dos cintos de segurança e registrador de velocidade, extintor de incêndio, sinalização elétrica, além de verificar se o veículo possui até 20 anos de uso. Em relação ao condutor, dele deve ser habilitado na categoria “D”, com idade mínima de 21 anos e ainda estar aprovado em curso especializado para condução de escolares. Contratar veículos não cadastrados e não vistoriados é colocar em risco a vida das crianças e adolescentes. Em caso de dúvida, ligue para (46)3223-2515 – Órgão Gestor do Transporte Coletivo.
Mais
Secretaria de Saúde de Pato Branco alerta para baixa adesão à vacina contra gripe e aumento de casos graves de síndromes respiratórias
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.557 vagas de emprego com carteira assinada
PCPR e PMPR prendem quatro em operação contra abuso sexual infantil em Pato Branco