A Pato Baja, equipe da UTFPR Pato Branco, é a grande campeã da 28ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional. O evento ocorreu de 01 a 05 de março de 2023, em São José dos Campos – SP. Essa foi uma conquista inédita para a UTFPR e para a Pato Baja, já que foi a primeira equipe do estado do Paraná e da UTFPR a ganhar a etapa nacional da competição. A equipe, que projeta, dimensiona e fabrica protótipos off-road, é composta por acadêmicos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Administração. Os coordenadores, que acompanharam todo o esforço e dedicação dos membros da equipe, são os professores Adelino Maccarin e Joviano Casarin.
Para a competição, que ocorre anualmente, os alunos se envolveram no desenvolvimento do veículo off-road desde sua concepção, projeto detalhado até construção e testes. Todo o trabalho envolveu apresentação de relatórios técnicos e dos subsistemas de gestão de projetos, suspensão e direção, powertrain, sistema de freios, vendas e marketing, design e ergonomia. Além disso, o veículo foi submetido a várias provas de aceleração, velocidade, frenagem, manobrabilidade, suspensão, tração, super prime e o enduro, o qual durou 4 horas.
Os resultados na competição foram os seguintes:
- 1º lugar geral;
- 1º lugar em projeto de suspensão e direção;
- 1º lugar em projeto de design e ergonomia;
- 1º lugar em tração;
- 1º lugar em manobrabilidade;
- 3º lugar no enduro;
- 3º lugar em apd (conforto).
Para a equipe, esses resultados representam algo muito significativo, pois, desde seu início, em meados de 2013, enfrentaram várias dificuldades e superaram inúmeros desafios. Em 2022, a equipe conseguiu o primeiro lugar na competição Regional Sul, realizada em Caxias do Sul – RS. Esse resultado motivou ainda mais a equipe na implementação de melhorias, com foco na competição nacional. A dedicação e o empenho da equipe, juntamente com o apoio e o patrocínio de diversos parceiros, foram cruciais para o bom andamento do projeto.
Agora, ainda para o ano de 2023, a equipe pretende desenvolver o protótipo baja com tração 4×4. Esse projeto é ainda mais desafiador, uma vez que a complexidade do projeto é maior. O professor Joviano Casarin destaca que “acompanhar a evolução da equipe Pato Baja é bastante gratificante […]. A dedicação de todos os membros da equipe no projeto e a capacidade que cada um tem de aplicar os conhecimentos adquiridos são elementos de satisfação, não só para mim, mas para todos os professores do curso de Engenharia Mecânica e também dos demais cursos que possuem alunos na equipe”.
Sobre o Baja SAE Brasil
O programa Baja SAE Brasil é uma oportunidade para os estudantes de Engenharia aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. No Brasil, a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste. O evento promove a avaliação comparativa dos projetos das equipes, que representam a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligadas.
As etapas da competição são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir na etapa internacional da prova nos Estados Unidos. No caso da Pato Baja, a equipe não competiu com o veículo 4×4 na etapa nacional, o que não qualifica o projeto para participar do mundial de 2024. A equipe está na busca de novos patrocinadores a fim de viabilizar o desenvolvimento e construção do projeto baja 4×4, e agradece aos principais patrocinadores: UTFPR Campus Pato Branco, Atlas Eletrodomésticos, Prefeitura Municipal de Pato Branco e a todos os demais apoiadores do projeto.
Mais
PCPR prende cinco pessoas em operação contra crimes violentos em Clevelândia
PCPR prende suspeito de tripla tentativa de homicídio em Saudade do Iguaçu
Paraná concentra 5 das 10 cidades mais desenvolvidas do Brasil, aponta estudo da Firjan