Cacispar prepara programa de inovação para empresas tradicionais

Cinco municípios da região Sudoeste farão parte do Programa de Inovação para Negócios Tradicionais. A iniciativa da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e do Sebrae/PR faz parte do planejamento estratégico da entidade para este ano. O projeto piloto contemplará 75 empresas na primeira fase, 15 de cada um dos cinco municípios participantes, em parceria com as associações empresariais de Dois Vizinhos (ACEDV), Palmas (Acipa), Pato Branco (ACEPB), Francisco Beltrão (ACEFB) e Realeza (Aciar).

Nos próximos dias, serão marcadas reuniões de sensibilização nos municípios participantes, iniciando o processo de seleção das empresas. Os detalhes do novo programa foram apresentados durante a primeira reunião mensal do Conselho de Administração (CAD) e de presidentes das ACEs, na sede da Coordenadoria, em Francisco Beltrão, na noite desta segunda-feira (27).

“Nossa expectativa, com o projeto piloto, é proporcionar um diferencial de atuação para as empresas do chamado mercado tradicional. Os especialistas do Sebrae atuarão nos ambientes de negócio, dentro das empresas, validando os processos com os gestores. Teremos duas turmas com 75 empresas, somando 150 até junho de 2024, duração do programa”, explica Edilberto Minski, presidente da Cacispar.

A ideia do Programa de Inovação para Negócios Tradicionais é trabalhar os conceitos essenciais de inovação junto aos empresários, para que a aplicação seja feita nos setores em que seja diagnosticada a necessidade.

Conselho de Executivos

Outra pauta da reunião foi o planejamento do Conselho Permanente de Executivos do Sudoeste (Copes), apresentado pela consultora da Faciap/Cacispar, Marina Casali, e pelo executivo da ACEFB, Joares Ribeiro. A iniciativa visa ampliar o relacionamento entre os executivos e conectar as associações empresariais que integram a Cacispar, e tem como meta formar executivos de alta performance até dezembro de 2027.

Em 2023, estão previstas ações como: plano de capacitação para os executivos; rodada de benefícios, com apresentação de casos de sucesso; rodada regional de negócios; alinhamento junto a iniciativas e projetos regionais de outras áreas e entidades; divulgação de ações de escritórios de compras públicas, com casos de sucesso; e acompanhamento da implantação do plano de inovação e das unidades do Ciklo2hub.

“Os executivos estão na linha de frente das entidades. É importante que sejam capacitados e que todos eles, de associações menores ou maiores, tenham o mesmo nível de preparação, para o fortalecimento das ACEs e das empresas associadas”, analisa Minski.

As reuniões do Copes serão mensais, sempre na última quarta-feira do mês, a partir das 14h.

Cacispar Jovem e Cacispar Mulher

Os planos de trabalho das pastas que envolvem os jovens empresários e as mulheres empresárias também foram apresentados durante a reunião. Leonardo Dornelles, coordenador da Cacispar Jovem, adiantou que uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Faciap Jovem será realizada no Sudoeste, em Francisco Beltrão, em junho próximo. Paola Battistella, coordenadora da Cacispar Mulher, comentou sobre a realização do II Prêmio Cacispar Mulher Empreendedora, que iniciará, em breve, o período de inscrições

Paralelamente à reunião do CAD, também na sede da Cacispar, houve a primeira reunião da Cacispar Mulher. A palestra “Lidere como uma mulher”, com a psicóloga Graciélli Camini, especialista em gestão de pessoas, liderança e autoestima feminina, foi acompanhada por 28 empreendedoras da região.

Representatividade em alta

A primeira reunião da nova gestão da Cacispar foi prestigiada por 40 pessoas, entre diretores do CAD, presidentes e executivos, com 15 associações empresariais do Sudoeste representadas. “Foi a primeira vez que presenciei um volume tão expressivo de ACEs na reunião, o que é uma chancela à nova gestão que estamos iniciando, com o slogan de ‘Somos Sudoeste’”, comemora o presidente da Coordenadoria, Edilberto Minski.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube